Pirenópolis com chuva: programas, lugares e atrativos para curtir cada minuto na charmosa cidade

Locais especiais e que vão criar excelentes memórias

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
969e308b7c040eddd8ebea3256c32bf1

Pirenópolis, que fica a 128, 4 km de Goiânia, capital do estado, e a 150 km de Brasília, é a terceira cidade mais antiga do Estado de Goiás. Fundada em 1727 é um verdadeiro paraíso para os turistas, graças à combinação do patrimônio histórico secular com as belíssimas paisagens naturais, que são utilizadas para ecoturismo, turismo de aventura e turismo de contemplação.

 

São as  águas cristalinas e as belas trilhas que fazem que  Pirenópolis seja muito procurada em dias ensolarados.  O que poucos sabem é que a cidade também tem diversos atrativos que proporcionam passeios e experiências fantásticas quando visitados em dias chuvosos.

Pensando nisso, preparamos um roteiro para aproveitar, ao máximo, a cidade nos dias de chuva – que são maioria nesta época do ano.

 

  • Museus, monumentos e casarões

 

Os museus, monumentos e casarões contam a história local com detalhes de arquitetura, personagens e cultura de época, além de esbanjarem  beleza e de serem um verdadeiro passeio pela cultura e história antiga.  

 

–  Igreja Matriz, maior e mais antigo monumento eclesiástico do estado. 

Igreja

 

– Museu do Divino, antiga Casa de Câmara e Cadeia, abriga hoje um museu que conta a história da principal festa tradicional da cidade. 

Museu

 

– Museu Rodas do Tempo, traz um resgate histórico, a partir da evolução dos veículos de duas rodas. 

Rodas

 

– Museu de Arte Sacra e Igreja Nossa Senhora do Carmo, abriga um acervo de objetos sacros: possui peças utilizadas nos cultos, sinos, altares, imagens e painéis educativos.

 

Museu

 

– Igreja do Bonfim, é uma das igrejas católicas mais tradicionais da cidade, erguida em 1750 e concluída em 1754, é uma típica igreja colonial portuguesa, com suas duas torres sineiras laterais.

igreja

Mas o passeio pela cidade nos dias de chuva não acaba aqui.  Pirenópolis tem ainda cafés, que ativam a sua memória afetiva e vão te fazer não apenas recordar aquela visita na casa de Vó mas também criar novas memórias associadas ao maravilhoso passeio na cidade. São ambientes em que se sente o cheirinho de café de longe, que tem aquelas deliciosas sobremesas, biscoitos e pães de queijo saindo quentinho do forno. Para isso, indicamos os locais abaixo:

 

 – Divino Café, na Rua Santa Bárbara, ao lado da Igreja do Bonfim. 

divino

 

– Pé Di Café, na Rua Aurora, no centro da cidade, com decoração regional e servem os melhores cafés da região

pé

 

– Empadão e Pamonharia da Riulene, em frente ao Cine Pireneus. 

empadão

Como toda boa cidade do interior, Pirenópolis tem lugares que você chega e sente o cheirinho de terra molhada, que nos transmite a sensação de tranquilidade e remete as coisas boas da vida, da infância. 

 

A fazenda Babilônia remete essa memoria, ela contribui para uma experiência antropológica eles servem um delicioso café colonial. Tudo é produzido por lá, inclusive as bebidas.  Essa é outra experiência que com chuva vai ficar gravada na sua memória para sempre.

 

Pedreiras Restaurante e lazer está localizado a 03 km da cidade e possui uma Área z

en coberta, onde disponibilizam colchonetes para meditação, além de redário e balanço.

 

Restaurante Pillares, aberto todos os dias para o Day Use é uma ótima opção de lazer para as famílias que visitam a cidade, o restaurante serve a autentica comida caseira goiana com os melhores temperos da região.

 

Temos ainda, vários restaurantes que nos proporcionam uma culinária típica da cidade, e nos trazem aconchego e afago no tempinho de chuva. 

 

Se chuva combina com aconchego, o Café e Loja da Aldeia da Paz é uma excelente oportunidade de se sentir abraçado através das delicias desse espaço. Hoje a Aldeia da Paz abriga também a PIRETUR, loja cooperativa que traz o artesanato genuíno de Pirenópolis. 

 

Com sol ou chuva, Pirenópolis é um destino repleto de charme, hospitalidade e aconchego.

 

Para a realização desta matéria contamos com o apoio da Secretaria de Turismo de Pirenópolis.