Pindura Saia: conheça a cidade goiana tinha esse nome diferente em sua formação 

A atual Urutaí tem sua história atrelada a construção da estrada de ferro.

Mariane Faz
Por Mariane Faz
15dcf415a5f144935420c22555fd3112

Urutaí integra o grupo de municípios goianos que cresceram em função da construção da estrada de ferro. A passagem dos trilhos atraiu inúmeras famílias para trabalhar como funcionários e operadores da ferrovia. 

A lenda do nome de Urutaí foi originada apartir do final da década de 30, no apogeu nacionalista do estado novo getulista. Segundo o historiador Ubiratan Galli, a lenda têm origem nas tropas de boiada e carreteiros que paravam para descansar e alimentar na região de Urutaí. Como jogavam restos de carne e ossos, os urubus vinham alimentar e estas pessoas falavam “o urubu tá ai”.

f53844088fa60a54baccf73f4ffcd39e.jpg

Foto: Prefeitura de Urutaí

Mas sabia que um dos apelidos de Urutaí é “Pindura Saia”? Isso mesmo. Como a história começou ainda é um mistério, mas tem gente que chama a cidade assim até hoje. 

O apelido antigo da cidade dividem sentimentos entre os moradores. Uma parte gosta pelo contexto histórico e outra parte consideram o nome pejorativo.

Segundo o folclorista Bariani Ortêncio, o nome da lenda deriva da língua indígena que quer dizer ” rio dos urutaus” ou “pássaro noturno que vooa a natureza”.

Distante 170 quilômetros de Goiânia, Urutaí é forte na produção de cana-de-açúcar, milho, arroz, sorgo, mandioca e soja. A pecuária, no entanto, é a principal atividade econômica do município.

Urutaí orgulha-se dos seus filhos que conseguiram destaque nacional, como o escritor João Felício de Oliveira Filho; o poeta e apresentador de TV, Hamilton Carneiro; o escritor e político, Benedito Vieira Ferreira; o escultor Rodolfo Pereira e Morais Júnior e o escritor Euclides Pereira.

Suas principais festas populares são a de Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia. As datas comemorativas são: 15 de junho, fundação do município; 6 de agosto, Dia do padroeiro senhor Bom Jesus e 16 de setembro, denominação do município e 15 de dezembro, emancipação.

 

História de Urutaí

Urutaí - GO

Foto: Prefeitura de Urutaí

A inauguração da estação no município, em 15 de novembro de 1914, intensificou a ocupação em torno do prédio.

Na fase inicial da implantação da estrada de ferro, contribuíram também migrantes vindos dos Estados de Minas Gerais e São Paulo e da região Nordeste do País. No ano seguinte, ao redor da estação, avistavam-se com facilidade casas em que moravam os ferroviários e lavradores. Também já se erguiam depósitos para armazenamento de mercadorias.

Outro fator que contribuiu bastante com a ocupação foi a criação pelo governo da Fazenda Modelo, onde hoje é a sede da Escola Agrotécnica Federal de Urutaí.

Não demorou muito para que o pequeno arraial fosse elevado à categoria de vila. Em 15 de junho de 1915, a localidade passou a distrito. Mais tarde, o título foi revogado. Só em 22 de outubro de 1917, pela Lei Municipal nº 100, foi de fato consolidado tal status. Pela Lei Estadual nº 45, de 15 de dezembro de 1947, foi criado o município de Urutaí, desmembrado de Ipameri.

 

Leia também

Conheça cidades goianas que tinham nomes diferentes e revelam histórias populares de sua criação

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.

Foto de Capa: Prefeitura de Urutaí