Pessoas com comorbidades serão as próximas a serem vacinadas contra a Covid-19 em Goiânia

A convocação começará entre as pessoas entre 55 e 59 anos que estiverem incluídos neste grupo

Rafael Campos
Por Rafael Campos
b47b6801c7461df4dbfc1e89cf93492d

A partir do mês de maio, será iniciado uma nova fase de vacinação na capital goiana. A imunização será destinada às pessoas com doenças pré-existentes como problemas cardíacos e do pulmão, hipertensão arterial e diabetes que podem oferecer risco de agravamento da doença.

De acordo com o Ministério da Saúde, as pessoas que se incluírem neste grupo precisam estar pré-cadastradas no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações ou alguma unidade de saúde do SUS.

Aos que não tiverem o pré-cadastro, é preciso apresentar um documento que comprove a comorbidade no momento que for realizado a aplicação. Este documento deverá ser um exame, receita, relatório médico ou prescrição médica.

A convocação será de acordo com a idade, a começar dos mais velhos aos mais jovens. A nova fase iniciará com pessoas de 55 a 59 anos, logo depois de 50 a 54 anos, e assim sucessivamente. No Estado, quase 617 mil pessoas deste grupo aguardam a imunização.

Até o momento, somente trabalhadores da saúde; pessoas acima de 60 anos que morem em abrigos; idosos a partir de 62 anos; pessoas com mais de 18 anos com deficiência e que morem abrigos; povos indígenas, quilombolas e a população ribeirinha que foram e ainda estão sendo vacinadas.

Quais são as comorbidades que entram na campanha?

– Diabetes

– Pneumopatias crônicas graves

– Hipertensão Arterial Resistente

– Hipertensão Arterial Estágio 1 e 2 (pressão arterial maior entre 14/9 e 17/10 com lesão em órgão ou comorbidades)

– Hipertensão Arterial Estágio 3 (pressão arterial superior a 18/11, independente da lesão do órgão)

– Doença cerebrovascular

– Doença renal crônica

– Imunosuprimidos (pessoas com HIV; indivíduos transplantados de órgão sólido ou médula óssea; pacientes oncológicos que realizaram quimioterapias ou radioterapias nos últimos 6 meses e demais indivíduos em uso de imunossupressores ou imunodeficiências primárias)

– Anemia Falciforme

– Obesidade Mórbida

– Síndrome de Down

– Cirrose Hepática

– Doenças Cardiovasculares

 

Foto: Divulgação