Pesquisadora da UFG ganha Prêmio de Mulheres Brasileiras na Química

Carolina Horta Andrade é premiada por seu trabalho na busca de medicamentos contra doenças emergentes e negligenciadas

Thaís Muniz
Por Thaís Muniz
b8b6e7e838500224675a08d28b2b1a1a

A pesquisadora Carolina Horta Andrade, da Universidade Federal de Goiás, é uma das ganhadoras do 5ª Prêmio Mulheres Brasileiras na Química. Ela venceu na categoria ‘’Líder Emergente’’, por seu trabalho na descoberta de medicamentos para tratamento da Covid-19 e doenças emergentes e negligenciadas como tuberculose, Zika, malária, leishmaniose e esquistossomose.

Aos 38 anos, a cientista goiana é uma das mais destacadas em todo o mundo no campo da Química Medicinal Computacional e utilização de inteligência artificial para a busca desses novos medicamentos. Ela ainda coordena projeto mundial em parceria com países do BRICS (que reúne Brasil, Rússia, Índia China e África do Sul), na busca de fármacos contra a Covid-19.

A pesquisadora comentou sobre ter sido reconhecida pela premiação: “É um grande orgulho receber o Prêmio Mulheres Brasileiras na Química, que reconhece não apenas meu trabalho de pesquisa, mas minha dedicação no apoio às nossas jovens cientistas”, diz Carolina Horta Andrade. “Sem dúvida, isso irá incentivar ainda mais as mulheres a buscarem seu espaço e ampliarem sua participação no mundo científico’’, pontuou.

O objetivo do Prêmio Mulheres Brasileiras na Química é promover justamente a igualdade de gênero em ciência, tecnologia, engenharia e matemática no país e avançar na compreensão do impacto da diversidade na pesquisa científica.

O prêmio é oferecido pela Sociedade Americana de Química (ACS, sigla em inglês), em parceria com a Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e cada vencedora receberá US$ 2 mil (cerca de R$ 11 mil) em dinheiro, um SciFinder ID válido por 1 ano, assinatura gratuita da ACS por 3 anos, um certificado de prêmio e o troféu.

Além disso, elas serão homenageadas em uma cerimônia que acontece no dia 2 de Junho em Maceió, durante a 45ª Reunião Anual da SBQ.

 

*Com informações portal de notícias UFG

Imagem: Arquivo Pessoal