Pesquisa encontra células de defesa contra covid-19 em pessoas que nunca se infectaram

O estudo mostra que existem pessoas com sistema imunológico já preparado para combater a Covid-19

Bianca Stephania Siarom
Por Bianca Stephania Siarom
1238d85764453ab9ca44448c176401d6

Um estudo publicado na Revista Nature, mostra que existem pessoas que já possuem um sistema de defesa potente contra a Covid-19, mesmo sem nunca terem sido infectadas.

A pesquisa mostra que parte da população pode estar protegida pelas células T, um tipo de linfócito (células de defesa do corpo).

Dentre cerca os 68 voluntários da pesquisa, 35% possuíam linfócitos reativos ao coronavírus. O curioso é que eles nunca foram infectados pela doença. Com isso, o sistema imunológico dessas pessoas se mostraram mais ”potentes” ao vírus em relação às outras.

De acordo com os pesquisadores, a presença de células T reativas provavelmente foi gerada “durante encontros anteriores com coronavírus endêmicos”.

Sistema imunológico - O que é, tipos de imunidade e órgãos imunitários

A diferença entre os linfócitos T e os anticorpos, é que eles agem diretamente nas células infectadas, impedindo que o invasor se espalha para as que estão saudáveis. Já os anticorpos, se unem ao vírus e o neutraliza, evitando que ele se espalhe mais.

Diferente dos anticorpos, que se ligam ao vírus para neutralizá-lo antes que ele alcance às células saudáveis, os linfócitos T agem diretamente em células infectadas para impedir que o agente invasor siga se espalhando para as células que estão saudáveis.

Estudiosos ainda não conseguiram explicar a função das células T em defesa contra a covid-19, mas ao que tudo indica, elas são responsáveis por explicar o porquê das diferenças de gradação da doença na população que, enquanto uns morrem, outros mal sentem os sintomas da doença no organismo.

Com informações do Metrópoles