Período de alistamento militar obrigatório já está aberto. Saiba onde fazer:

Procedimento é essencial para obtenção de documentos, ingresso em universidade e outros serviços

Adelina Lima
Por Adelina Lima

Atenção, jovens: o prazo para realização do alistamento militar obrigatório de 2016 teve início no dia 01º de janeiro e se estende até o dia 30 de junho. O alistamento é obrigatório para todos os homens que completam 18 anos em 2016, como consta na Constituição Federal, e deve ser feito na Junta de Serviço Militar administrada pela Prefeitura de cada cidade. O Ministério da Defesa prevê que 2 milhões de jovens façam o alistamento este ano, e que pelo menos 100 mil sejam convocados às Forças Armadas.

Para fazer o alistamento, que é obrigatório apenas a jovens do sexo masculino, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou documento de identidade, como RG, carteira de trabalho, passaporte, entre outros; comprovante de residência ou declaração firmada pelo alistando ou por procurador bastante; e uma foto 3×4 recente. Os estados do Amapá, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Santa Catarina e Sergipe já permitem a realização do alistamento militar pela internet. Em Goiânia, o alistamento pode ser feito na 11ª Junta Militar do Exército, que fica na Rua 87, número 396, no Setor Sul.

Fazer o alistamento é essencial para que se possa obter documentos como o passaporte e a Carteira de Trabalho, e sem ele os homens também não podem se inscrever nas universidades ou assumir cargos públicos.