Peixe-Leão: Conheça o animal que destruiu biodiversidade do Caribe e foi encontrado em águas brasileiras

O peixe foi encontrado pela primeira vez em 2015 próximo ao Atlântico, e agora, a espécie foi vista em outros locais que acarreta grandes riscos ao país

Rafael Campos
Por Rafael Campos
35fcb1a22c19d800b8c1f5a4330fc5e1

É bonitinho, mas é perigoso! O peixe-leão, que é conhecido por ser uma espécie de praga na biodiversidade marinha situada no Caribe, foi encontrado em águas brasileiras, mais especificamente no norte do Oceano Atlântico.

 

Dois indivíduos foram capturados em recifes profundos, entre a região Norte e Nordeste, abaixo da pluma de água doce do Rio Amazonas. Um terceiro foi encontrado no arquipélago pernambucano de Fernando de Noronha, que fica a 350 quilômetros da costa.

 

De acordo com o integrante da Academia de Ciências da Califórnia e um dos responsáveis pelo estudo, Luiz Rocha,  é necessário que se saiba a origem desta imigração. “É fundamental descobrirmos como chegaram e trabalhar com comunidades locais para manter a população sob controle. Se não for controlado, o peixe-leão pode ter um grande impacto nas espécies locais, especialmente aquelas que existem apenas nos recifes que cercam as ilhas oceânicas do Brasil”, afirmou ele.

 

O animal encontrado em Fernando de Noronha é o que mais preocupa o grupo de cientistas, devido ao ecossistema diferenciado do arquipélago. O local tem várias espécies endêmicas, que não são encontradas em outro lugar do planeta e sensíveis a impactos adversos.

 

Apesar de ser considerado um animal bonito, o peixe possui 18 espinhos espalhados em sua região dorsal. E o seu veneno é capaz de causar dores, náuseas e até convulsões em seres humanos. Porém, não é o seu ataque aos humanos que faz dele ser um perigo ao país, mas sim, o ataque à vida marinha.

 

Os peixes-leões não são reconhecidos pelas presas e predadores das regiões, e consequentemente, isso significa vida fácil no hábitat natural. Os peixes maiores que poderiam se alimentar do invasor, como tubarões e garoupas, não o veem como parte do cardápio. E os animais que este peixe come não têm o instinto de se proteger dele, ou seja, a cadeia alimentar é benéfica apenas para um, carregando um enorme potencial de prejuízo ao ecossistema marinho e à biodiversidade.

 

Confira fotos do peixe:

 

Invasor e risco à biodiversidade, peixe-leão é capturado pela primeira vez  em Noronha - Folha PE
Foto: Reprodução/Divulgação

 

 

O peixe-leão: "Se você não pode vencê-lo, comê-lo" Caribbean News Digital

Foto: Reprodução/Divulgação

 

Peixe-leão. Belo, agressivo, perigoso - Brasil 247

Foto: Reprodução/Divulgação