Passeio Cultural: conheça 5 lugares históricos de Goiânia

A jovem capital tem muita história pra contar. Fizemos um roteiro para quem quer conhecer o centro histórico de Goiânia.

Mariane Faz
Por Mariane Faz
f4848c62157226870bf6368afaf4ba98

Distante 209km de Brasília, capital do país, Goiânia é jovem, mas já conta muita história nos seus 88 anos. Fundada em 24 de outubro de 1933, Goiânia era povoada por povo indígenas antes dos primeiros sinais de colonização, em 1735.

Tombado pelo Iphan, em 2003, o conjunto urbano de Goiânia inclui 22 edifícios e monumentos públicos, concentrados em sua maioria no centro da cidade, e o núcleo pioneiro de Campinas, antigo município e atual bairro da capital goiana.

Vamos mostrar cinco lugares que contam um pouco da história da capital goiana:

Antiga Estação Ferroviária

 história

A Antiga Estação Ferroviária de Goiânia foi inaugurada em 1950 e funcionou até a década de 1980, recebendo trens de cargas e passageiros da Estrada de Ferro Goyaz. Com a extinção da Estrada de Ferro de Goiás, a locomotiva n.º 11, símbolo da estação, mais conhecida como Maria Fumaça, foi colocada como exposição na parte externa da antiga Estação.

Endereço: Av. Goiás, 1799 – St. Central

Museu do Relógio

 história

A Torre do Relógio é um elemento importante do acervo arquitetônico de Goiânia. Inspirada no estilo Arte decô, a Torre foi projetada pelos engenheiros responsáveis pela construção da nova Capital, retratando uma época marcada pela modernidade e o progresso. Foi inaugurada durante o Batismo Cultural de Goiânia, em 5 de julho de 1942, sendo um dos mais antigos pontos de referência na Capital.

Endereço: Av. Goiás – Setor Central

Teatro Goiânia

 história

O Teatro Goiânia é o mais nobre e tradicional espaço cultural da cidade. Ele integra o conjunto arquitetônico do início da capital. Trata-se de projeto do arquiteto Jorge Félix, que o concebeu em estilo art déco. Sua construção teve início em 1940. O hall de entrada do Teatro recebeu o nome de “Tia Amélia”. Trata-se de homenagem a Amélia Brandão, que começou a tocar piano aos 4 anos de idade e morreu aos 90 anos. 

Endereço: Av. Tocantins, qd. 67,lt. 28E, nº 10 – Setor Central

Goiânia Palace Hotel

 história

Fundado em 1953, o Goiânia Palace Hotel faz parte do acervo de Art Déco e recebe hóspedes até hoje. 

Endereço: Avenida Anhanguera, N5195, Centro.

Rua do Lazer

 história

A Rua do Lazer (Rua 8), no Centro de Goiânia, foi fechada para o trânsito de veículos em 1977, dando lugar a um charmoso espaço, com ares franceses, e que já abrigava comércios populares e eventos políticos e culturais.

Endereço: Entre a Avenida Anhanguera e a Rua 3 – St. Central.