Parque Mutirama recebe evento nacional sobre difusão da geologia

A atividade, com entrada gratuita, acontece neste sábado (30)

Thaís Muniz
Por Thaís Muniz
53d0b6c2812695c071843455fb34fcff

O Parque Mutirama recebe, neste sábado (30/04), das 10h às 16h, o II GeoDia no Parque dos Dinossauros. O evento é promovido pela Prefeitura de Goiânia, em parceria com a Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul), e realizado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), com edições simultâneas em Goiás, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Com entrada gratuita, o evento tem como objetivo democratizar acesso ao conhecimento científico e consiste em uma programação com ações lúdicas e educativas que popularizam o estudo geológico, de forma a tornar as informações acessíveis aos diferentes públicos. Mais do que a exposição das rochas e minerais, a atividade no Parque Mutirama traz uma proposta sensorial que, além de associar os minérios ao cotidiano dos visitantes, os permite tocar, sentir e cheirar os itens expostos. 

No período do funcionamento do parque, os frequentadores terão acesso à observação de gemas, rochas e minerais em microscópio. Ainda, medição da radiação em rochas pelo cintilômetro, instrumento específico para a prática. Outra atração é a observação de minerais fluorescentes em câmara escura. A programação do evento inclui, ainda, oficina de fósseis, onde o participante leva para casa o item confeccionado. 

Para o presidente da Agetul, Valdery Júnior, a abertura de um parque público aos entusiastas da geologia e dos dinossauros atende proposta de democratização do conhecimento, difundida pela gestão. “O público, seja qual for a idade, tem acesso gratuito à oficina e exposição, o que fica ainda mais especial se pensarmos que o evento acontece no Parque dos Dinossauros”, observa.

O II GeoDia no Parque é uma iniciativa da Associação Brasileira de Defesa do Patrimônio Geológico e Mineiro (AGeoBR), da Sociedade Brasileira de Geologia (SBG), da Federação Brasileira de Geólogos (FEBRAGEO), e do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM). A ação tem a parceria do curso de Geologia e do Planetário da Universidade Federal de Goiás (UFG).

 

Foto: Agetul