Parque Mutirama deve mudar de nome em homenagem a Iris Rezende

O parque foi inaugurado em 1969, na primeira gestão de Iris como prefeito de Goiânia

Thaís Muniz
Por Thaís Muniz
11526bd273425986233c6da37d5fe1e8

A Câmara Municipal de Goiânia, por meio de seu presidente, o vereador Romário Policarpo, vai apresentar um Projeto de Lei para mudar o nome do Parque Mutirama para ”Parque Iris Rezende Machado – Mutirama”, em homenagem ao político que faleceu nesta terça-feira (9), em decorrência de complicações de um AVC. 

O Mutirama foi inaugurado por Iris em 1969, durante o primeiro de seus quatro mandatos como prefeito de Goiânia. Em 2019, já em sua última administração, Iris revitalizou e reabriu o parque público. Na ocasião, anunciou o fim de cobrança de ingressos do público. Naquele ano, em ação proposta por Policarpo, a Câmara de Goiânia destinou parte de seu duodécimo para o custeio do complexo, localizado ao lado do Parque Botafogo, no Centro da capital.

Ainda como homenagem, Romário comentou sobre a importância de Iris para o estado de Goiás e que teve o privilégio de conhecer e conviver com o político em seus últimos anos de vida pública:

Além disso, sobre o Mutirama, Policarpo afimou que “Iris tinha um carinho especial pelo Mutirama. Era obra que mais o orgulhava e emocionava. O parque foi o primeiro equipamento público, gratuito, destinado ao lazer da população em Goiânia. O Mutirama foi e ainda é a principal opção de entretenimento para as crianças e famílias mais simples da capital”. O presidente da Câmara de Goiânia relembrou que, na reinauguração do Mutirama, em seu último mandato como prefeito, Iris contou que concebeu e construiu o Mutirama, nos anos 1960, inspirado em outras capitais do Brasil e do mundo que já tinham parques públicos.

O Parque Mutirama está em uma área criada e planejada desde a fundação de Goiânia, no Centro da cidade. Com mais de 50 anos desde a inauguração, o local marcou a história e infância de várias pessoas, além de contemplar cerca de 21 atrações em funcionamento aberto ao público de todas as idades.

 

Imagem: Prefeitura de Goiânia