Parque Ecológico Altamiro de Moura Pacheco é opção de esporte, aventura, lazer e natureza exuberante em Goiânia

Considerado o pulmão da capital, Parque Ecológico oferece pistas para montain bike, treking, passeios, lagos e muito verde

src

por Marcelo Albuquerque

26/03/2016 às 15:49 - Atualizado em 17/01/2020 às 10:08

Faça uma avaliação

Foto de capa: A Redação

O pulmão da capital goiana, mais conhecido como Parque Ecológico de Goiânia, foi batizado oficialmente de Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco (Peamp). A gigante área de conservação nos arredores da cidade que conta com a gestão da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semarh), é uma das opções de esporte e lazer para quem busca diversão e muito contato com a natureza. O parque de 2.132 hectares, localizado no município de Goianápolis, distante 12 Km de Goiânia, oferece pistas para montain bike, treking, passeios, lagos, além de excelente qualidade de ar.

O Peamp foi criado pela Lei nº 11.878 em 30 de dezembro de 1992, em homenagem a Altamiro de Moura Pacheco, médico, farmacêutico, escritor, pecuarista e político goiano, antigo proprietário da área. Além das trilhas, o lugar reserva boas surpresas como cachoeiras, ar puro, belíssimas paisagens e animais silvestres. Tudo isso isso pertinho da gente, colado na cidade grande. O Parque está aqui mesmo em Goiânia e são poucos os turistas e goianienses que conhecem as belezas naturais do lugar. A unidade de conservação fica a 21 km do Centro de Goiânia e o acesso é feito pela BR-060, no trecho Goiânia-Anápolis.

96d9062d62764f988a25b498f39af543.jpg

trilha

Programão para a turma do pedal. Entre as principais trilhas estão a do Lago, que possui 17 quilômetros de extensão, própria para ciclistas, a Trilha do Peba, com 700 metros, ideal para quem pretende um passeio curto, e a Trilha do Coati, com 1.400 metros que, assim como as demais, é fácil de ser percorrida. Já os atletas têm a opção de um trajeto especial, que exige mais tempo e preparo para ser percorrida, que é a Trilha do Eucalipto.

E de repente você esquece que está em Goiânia.

Trilha

Para todos os níveis: trilhas moderadas e mais difíceis.

O Peamp oferece as trilhas do Peba, de 700 metros e a do Quati, de 4,4 km, para caminhadas. Além da trilha do Lago, de 17 km, destinada somente aos praticantes de mountain bike. Em todas as trilhas é possível observar belas paisagens, plantas típicas do Cerrado, macacos, insetos e aves. Se tiver sorte, o visitante pode até ver uma bela espécie de animal silvestre como o Tamanduá.

tamandua

Cena relativamente comum no local.

Na trilha do Lago, algumas das plantas do Cerrado estão sinalizadas com placas explicativas com nome e propriedades. Boa parte dos belos cenários que o turista irá contemplar contém água, pois o parque é cortado pelo Reservatório de Abastecimento Público João Leite. Desde a construção da barragem, parte das áreas de visitação foram relocadas. Alguns lugares, por exemplo, só são acessíveis por meio de embarcações.

Porém, não há nenhuma cachoeira ou lago em que o banho seja permitido. O parque dispõe de um Centro de Visitantes com banheiros e água potável, mas não há restaurante, portanto, é recomendado que o turista leve a própria comida e faça um piquenique.

Para quem for de carro, há estacionamento. A entrada é gratuita e o parque está aberto de quarta a domingo das 8h da manhã até às 16h. É importante ressaltar que a trilha das bicicletas, a do Lago, só é aberta à visitação nos finais de semana e em feriados. Visitas em grupos maiores, como um grupo escolar, precisam ser previamente agendadas.

Parque Ecológico, acesso pelo posto da Polícia Rodoviária Federal.

Mais informações: (62) 3201-5195 | 3265-1355

Veja mais fotos do local:

parque

parque

O principal objetivo do Parque é a manutenção do bioma Cerrado. Atualmente o governo estadual investe na preservação e reestruturação da área R$ 6,225 milhões. A visitação ao público é aberta de quarta-feira a domingo e também nos feriados de 8 às 16 horas. 

parque

parque

parque

parque

parque

parque

Escolas ou grupos que queiram fazer trilhas ou caminhadas devem agendar pelo telefone (62) 3265-1355

Serviço

Parque Ecológico Altamiro de Moura Pacheco

Onde: acesso é feito pela BR-060, no trecho Goiânia-Anápolis

Telefone: (62) 3265-1358

Localização no mapa:

 

2f60fe1a65beeb3c57293c9c1194f409.png

Siga Curta Mais nas redes sociais:

Curta Mais no Facebook

Curta Mais no Instagram

Curta Mais no Twitter

 

 

Você também pode gostar

Clube Curta Mais
Clube de vantagens e descontos exclusivos
Acesse