Parque dos Romeiros: últimas obras de Angelos Ktenas já podem ser visitadas

Ktenas tem mais 400 obras expostas em espaços públicos do Brasil. Mais de 70 estão em Goiânia

Fernanda Cappellesso
Por Fernanda Cappellesso
7c5d89ca4b3c740954fb408103d896d3

O Parque dos Romeiros foi entregue à sociedade goiana na sexta-feira, 24 de junho. O espaço de 9 mil metros quadrados foi criado com a intenção de ser um ponto de apoio para as milhares de pessoas que passam pela Rodovia dos Romeiros, principalmente durante os dias da romaria em Trindade.  Porém, durante a construção do espaço um novo significado foi dado ao local: o marco das últimas esculturas em bronze desenvolvidas pelo grego Angelos Ktenas, que faleceu em 2019.

 

Ktenas foi o responsável pelo desenvolvimentos das artes plásticas que estão no Parque dos Romeiros e que homenageiam a tradição da romaria. Para isso, Ktenas utilizou elementos da cultura sertaneja, como o tradicional carro de boi, o carreiro, uma família de romeiros e até um cachorro. As esculturas de bronze estão instaladas no KM 10 da GO-060.

 

As estátuas de bronze instaladas no Parque dos Romeiros estão fixadas no solo e foram as últimas obras feitas pelo artista grego, Angelos Ktenas, que morreu em 2019. Segundo informações repassadas para a imprensa,  Ktenas já  havia feito os moldes das obras antes de falecer. A família de romeiros e o carreiro são feitas em bronze e foram soldadas no chão. Já o carro de boi, o animal e o cachorro são feitos de fibra de vidro.

 

Em 2019, quando estava desenvolvendo as esculturas, Ktenas concedeu uma entrevista ao Jornal O Popular na qual destacou que estas estátuas seriam as últimas de sua carreira, já que pensava em se aposentar logo após a finalização. De acordo com ele, que na época já tinha 83 anos, o trabalho de esculpir em bronze já era pesado e exigia muito esforço físico. Na ocasião ele já havia completado 60 anos de carreira.

bf8b197bffeeaf0682b1bd679d2004ca.jpg

 

Falecido em 28 de dezembro de 2019, Angelo Ktenas era reconhecido em todo o Brasil. Ele foi autor de mais de 400 bustos e obras em praças públicas por todo o país. Só em Goiânia são mais de 70. 

 

Radicado em Goiânia desde a década de 1950 e um dos fundadores da Faculdade de Artes Visuais (FAV) da Universidade Federal de Goiás (UFG), Angelos Ktenas nasceu em Karyá, um dos pontos mais altos de uma das ilhas mais bonitas da Grécia. Ele se despediu do país aos 16 anos com destino ao Brasil. Com passagens por Minas Gerais e Pará, tornou-se conhecido por mais de 100 intervenções em parques e bosques da capital goiana.

 

Foto da capa: Assessoria de imprensa da Cinq

Foto de Angelos Ktenas: reprodução Wildes Barbosa – O Popular