Palestrante de 14 anos pergunta: você ainda quer mesmo um emprego fixo?

Palestra realizada em Goiânia começa a viralizar na web com os ensinamentos do garoto prodígio

Marcelo Albuquerque
Por Marcelo Albuquerque

Esse garoto prodígio de 14 anos roubou a cena no evento TEDxGoiânia realizado em outubro de 2015 na capital goiana. 

Davizinho Braga é o mais novo (literalmente) palestrante do Brasil e, apesar da pouca idade, chama a atenção pelo jeito simples e bastante perspicaz com que fala com o público. 

Empreendedor nato, já vendeu chicletes na escola, cupcake pelo WhatsApp e agora criou uma startup de venda de material escolar pela internet.

A List-it, um site para os pais comprarem o material escolar dos filhos e no qual as escolas podem cadastrar sua lista de materiais. Embalado pelo sucesso do app, Davizinho agora é bastante requisitado para dar palestras. 

Os 6 “segredos” da felicidade do pequeno Davizinho são:

Família: “sem uma boa base, talvez você não consiga chegar onde quer chegar”. Davizinho tem pais empresários e dois irmãos.

Vontade: “ninguém pode ter por você a vontade de fazer a sua parte. A inspiração vem dos outros, já a motivação vem de dentro de você”, diz o jovem.

Raciocínio: “nós seres humanos já nascemos com o melhor aplicativo do mundo instalado em nosso corpo, o nosso cérebro”, afirma Davizinho, que diz que o mercado, seus pais, seus professores, a TV e o sistema no geral quer que as pessoas acreditem que devem ficar sentadas fazendo trabalhos mecânicos o dia todo, mas que essa não é a única opção. “Estamos vivendo as maiores taxas de desemprego dos últimos cinco anos, e você ainda está procurando um emprego fixo?”

Coragem: “eu recebi uma educação empreendedora”, diz Davizinho: “sempre tive que lutar para comprar as minhas coisas, tive uma educação baseada na meritocracia”. O empreendedor afirma que resultado é a única coisa que muda o que os outros pensam sobre você.

Sonhos: “quem sonha é teimoso demais para deixar o seu futuro nas mãos do destino”, afirma o jovem na palestra.

Objetividade: neste item, ele cita Alice no País das Maravilhas e fala sobre a importância de se saber para onde ir.

Confira na íntegra a palestra realizada em Goiânia que já conta com mais de 11 mil acessos: