Ouvir canto de pássaros ajuda a relaxar e melhora a sensação de bem-estar

De acordo com especialistas, 7 a 10 minutos de exposição aos sons já garante sensação de bem-estar nas pessoas.

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
93c31911176c3c3eeeb36bc4acb0cc62

Já existem muitos estudos que comprovam que passar um tempo em conexão com a natureza faz muito bem para a nossa saúde mental. Pensando nisso, a Universidade Politécnica Estadual da Califórnia, nos Estados Unidos, divulgou no último ano um estudo sobre como os sons naturais que nós ouvimos ao ar livre contribuem positivamente para a sensação de bem-estar. 

A pesquisa, divulgada na publicação científica The Royal Society, foi liderada pela aluna Danielle Ferraro, estudante de pós-graduação em biologia na Universidade. Para realizar o estudo, a equipe escondeu alto-falantes ao longo de uma trilha no Parque Nacional das Montanhas Rochosas, no Colorado. Era possível ouvir a gravação de diversos pássaros através do equipamento. 

Os alto-falantes foram instalados em duas regiões da trilha, e semanalmente, os pesquisadores ligaram e desligaram o som para analisar qual seria a sensação dos participantes. Após a experiência, os participantes que fizeram a trilha eram entrevistados, e foi assim que os estudantes começaram a obter os resultados. 

Aqueles que ouviram o canto dos pássaros relataram maior sensação de bem-estar do que aqueles que não ouviram. Os participantes que ouviram os pássaros disseram se sentir bem e mais confortáveis com a situação. 

“Ainda estou meio surpreso que apenas 7 a 10 minutos de exposição a esses sons melhoraram o bem-estar das pessoas. Isso realmente ressalta o quão importante a audição é para nós, e provavelmente para outros animais”, destacou Clinton Francis, professor da Universidade Politécnica.

Por fim, o grupo também chegou à conclusão de que é necessário diminuir a poluição sonora humana em áreas às quais as pessoas estão expostas, sejam elas protegidas ou não, ouvir os sons da natureza pode trazer benefícios ao cérebro. 

“O gerenciamento do ruído em parques tem o potencial de criar um ciclo onde o aumento da biodiversidade pode melhorar as experiências dos visitantes, o seu bem-estar e também a sua afinidade emocional com a natureza”, afirma Danielle Ferraro.

 

Foto: Reprodução Freepik