Outro mundo: As incríveis imagens dos primeiros 100 dias do robô em Marte

Veículo mais pesado, complexo e caro já lançado ao planeta vermelho, completou 100 dias de missão e a NASA divulgou uma seleção de fotos

Anna Júlia Steckelberg
Por Anna Júlia Steckelberg
a3d32d7ab0c5d7a08451cb35cfe65f45

Depois de uma jornada de mais de 6 meses e 200 milhões de km, a maior missão a Marte da história pousou com sucesso no planeta vermelho, no dia 18 de fevereiro deste ano. O veículo de exploração Perseverance, um prodígio robô com uma tonelada de peso, pousou na cratera de Jezero, uma depressão de impacto de 49 km ao norte do equador do Planeta Vermelho. 100 dias depois do início da missão mais ambiciosa da NASA, são divulgadas uma seleção de fotos.  

Mas, vamos entender essa missão. Só para se ter uma ideia, se essa viagem tivesse acontecido há 3,5 bilhões de anos, o Perseverance estaria no meio de um grande lago de 45 quilômetros de diâmetro alimentado por um rio que carrega sedimentos.

Marte era então um planeta azul como a Terra e se sabe que nesse gêmeo gelado do nosso planeta deram-se as condições básicas para o surgimento de vida. Foi precisamente nessa era que começaram a surgir os primeiros seres vivos no nosso planeta: micróbios.

Mas há milhões de anos o planeta vermelho começou a perder sua atmosfera, seu equilíbrio foi rompido e deu uma guinada mortal até se tornar o deserto congelado que é hoje.

A grandiosa missão do robô galáctico é encontrar esse indícios de que Marte já teve as condições para sustentar a vida no passado. Assim, prepara o terreno para um objetivo futuro mais ambicioso ainda: trazer terra, rochas e fósseis de Marte pela primeira vez. 

O veículo está equipado com um sistema para selecionar as amostras mais interessantes e lacrá-las em um recipiente de metal. Além disso, também testará algumas tecnologias inovadoras que poderão ser essenciais em futuras missões tripuladas ao planeta.

O motivo é simples: por mais avançados que sejam os instrumentos a bordo deste veículo, demonstrar sem sombra de dúvida que fósseis ou vestígios de vida foram encontrados é uma tarefa que só podia ser feita na Terra, até então.

A missão da NASA tem financiamento inicial para operar por um ano em Marte, cerca de dois anos terrestres.

Pois bem, o rover Perseverance da Nasa está comemorando 100 dias marcianos (ou sóis) desde o pouso em Marte, em 18 de fevereiro, o robô capturou algumas imagens incríveis em torno de seu local de pouso.

Um pequeno helicóptero, o Ingenuity, também transmitiu imagens aéreas, tendo feito história com os primeiros voos motorizados e controlados em outro planeta.

Aqui está uma seleção de fotos enviadas da missão até agora.

paisagemroboRobororopaisagempaisagemrobovistapaisagempaisagempedrapedrarobo

 

Imagens: Reproduzidas da Internet | Créditos: BBC