Os 9 maiores artistas sertanejos que são goianos do pé rachado

As vezes você nem sabe, mas seu ídolo é bem goiano, inclusive no RG

Fernanda Cappellesso
Por Fernanda Cappellesso
030d7ea7d2362c869da41a876df2d968

Hoje comemoramos o Dia do Cantor Sertanejo. Para comemorar a data desta categoria que é bem marcante no Estado de Goiás, e, principalmente, em Goiânia, relembramos os grandes nomes goianos do estilo que são destaque na história da música sertaneja.

 

  1. Zezé Di Camargo e Luciano

Zezé

Considerados um dos ídolos absolutos do mundo sertanejo, os irmãos Mirosmar José de Camargo, nascido em 17 de agosto de 1962,  conhecido como Zezé Di Camargo e Welson David de Camargo, nascido em 20 de janeiro de 1973, nasceram em Pirenópolis,Goiás. A dupla alcançou o sucesso  em 1991, quando o single “É o Amor”, composição de Zezé Di Camargo, foi lançado e tornou-se um grande sucesso no Brasil. A dupla já vendeu mais de 40 milhões de cópias no Brasil. Talentoso compositor, Zezé Di Camargo já sabia o que ouvir suas canções no topo das paradas do Brasil, antes de fazer sucesso cantando.  A dupla é reconhecida pelo timbre do Zezé Di Camargo e pela segunda voz de qualidade de Luciano. No meio sertanejo, a dupla é conhecida como “os canarinhos do sertão”. O passaro é conhecido pela afinação e pela canto agudo, assim como Zezé Di Camargo.

 

Ouça É o Amor.

.

 

  1. Leandro e Leonardo

  2. Leandro

 Os irmãos Luís José Costa, o Leandro,  e Emival Eterno Costa, o Leonardo, nasceram na cidade de Goianápolis, em Goiás. A dupla foi formada em 1983, chegando ao sucesso em 1989, quando lançaram a canção ‘Entre tapas e beijos’. A dupla durou até a qual durou até 23 de Junho de 1998, quando Leandro faleceu de um raro câncer. Juntos  venderam 17 milhões de discos e se destacaram no cenário sertanejo pela inovação, por versões de canções internacionais. O sucesso foi tão grande que rendeu a dupla até uma turnê no Japão. Após a morte de Leandro, Leonardo seguiu carreira solo. Até hoje, sua voz, seu jeito de cantar e sua simplicidade são referência para todas as gerações que vieram depois deles. Abertamente ele diz que se considera padrinho de todos os cantores que vieram depois dele, mostrando que o mercado não é de competição, mas de companheirismo.

 

Ouça Entre tapas e Beijos

 

 

  1. Bruno e Marrone 

Bruno

Eles não são irmãos, mas são sucesso tanto quanto as duas anteriores formadas por dois irmãos. São reconhecidos pelo timbre e interpretação marcante de Bruno e pelo carisma de Marrone. A dupla foi formada em 1985 é reconhecidamente membro da geração romantica do sertanejo. O primeiro disco foi lançado em 1994, mas a dupla só foi reconhecida ao completar 15 anos de carreira com o  álbum Acústico (2000).  Nele estão músicas que marcaram época como ‘Dormi na Praça’ e ‘Vida Vazia’. Após isso, os cantores lançaram vários projetos no estilo acustico, que coloca a voz e o violão em destaque. São eles: Sonhos, Planos, Fantasias (2002), Inevitável (2003) e Meu Presente É Você (2005). Se consolidaram como uma das principais duplas sertanejas da história do Brasil sendo, em cerca de 15 anos, a dupla mais tocada em rádios no Brasil. Venderam mais 10 milhões de cópias e foi indicada várias vezes ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Sertaneja.

Ouça Dormi na Praça:

  1. Cristiano Araújo  

Cristiano

Falar do Cristiano de Melo Araújo, nascido em Goiânia no  24 de janeiro de 1986  e falecido em Goiânia, 24 de junho de 2015, é falar de uma estrela de brilho raro que despontou dos bares da cidade e atingiu o topo do mercado da música sertaneja. É considerado um dos melhores da geração dele.  Foi cantor, instrumentista, compositor e embaixador da Festa do Peão de Barretos em 2014. Tornou-se conhecido pela sua voz potente e por alguns singles que foram bastante veiculados nas rádios, como “Efeitos” (2011), “Você Mudou” (2012), “Maus Bocados” (2013), “Cê Que Sabe” (2014), “É Com Ela Que Eu Estou” (2014), “Hoje Eu Tô Terrível” (2015), entre outros. Seu cachê chegou a 400mil reais, sendo um dos shows mais caros do Brasil, ao lado de artistas como Anitta, Jorge e Mateus, Ivete Sangalo, entre outros.  Cristiano faleceu em um trágico acidente de carro retornando de um show. Goiânia parou para homenageá-lo.

 

Ouça Efeitos com Cristiano Araújo:

 

  1. Chrystian & Ralf

Cristian

Conhecida como a dupla mais afinada do Brasil, Chrystian & Ralf é formada pelos irmãos goianienses José Pereira da Silva Neto, o Chrystian e Ralf Richardson da Silva, o Ralf. A marca registrada deles é o som alto e agudo de suas interpretações.Já lançaram 20 álbuns, 32 coletâneas e 2 DVDs Acusticos. Ganharam 15 discos de ouro, 9 de platina, 2 de platina triplo, 4 de diamante, nos anos de 1988, 1989, 1992, 1993 e 1 de diamante na trilha sonora do cd da novela da Rede Globo, Rei do Gado 2, em 1996, com a música Minha Gioconda, com a participação de Aguinaldo Rayol, o que hoje ultrapassa a casa de mais de um milhão de cópias vendidas. Se calcula que tenham vendido mais de 15 milhões de cópias oficiais.

 

Ouça Nova York

 

 

6.Jorge e Mateus

Jorge

Ahh, o Jorge e o Mateus! Pelo amor de Deus! Falar dessa dupla é falar dos precurssores de uma nova geração musical. A influência deles no som sertanejo que é feito após eles é tão grande que os produtores musicais de Goiânia brincam que os cantores novos chegam no estúdio querendo gravar o Jorgenejo, ou seja copiar o que Jorge e o Mateus fazem.

 

O dueto goiano é formado pelos amigos itumbiarienses Jorge Alves Barcelos, nascido em 27 de agosto de 1982m  e Mateus Pedro Liduário de Oliveira , nascido em 15 de julho de 1986.  Jorge estudou Direito e  Matheus agronomia. A dupla se formou em 2005.Em 2007, lançaram seu primeiro álbum produzido pela gravadora Universal Music chamada Jorge & Mateus – Ao Vivo em Goiânia , um show ao vivo com DVD que o acompanha. E foi aí que o sucesso chegou de forma avassaladora e nunca mais os abandonou.  A música “Pode Chorar” tornou-se muito festejada e premiada com o Disco de Ouro da ABPD, após ter vendido mais de 100.000 downloads pagos no Brasil. Seguiu-se “De tanto te querer” que foi usada na trilha sonora da novela A Favorita, da Rede Globo. |São referencia de novidade em cada disco que chega. Em 2009 lançaram o disco O mundo é tão pequeno, que teve todas as faixas com sucesso. Em 2010 foi a vez do álbum ‘Aí já era’ que os transformou da dupla elogiada até pelo apresentador do Jornal Nacional. Em 2015, o álbum Os Anjos Cantam foi indicado ao 16º Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música Sertaneja. Já conquistaram 2 discos de ouro, 3 de platina e 1 de diamante.

 

Ouça De tanto te querer

7. João Neto e Frederico

Joaõ

A dupla é formada por dois irmãos goianienses: João Neto Nunes, nascido em  12 de agosto de 1979 e Frederico Augusto Silva Nunes, nascido em 11 de março de 1982.  

Ainda na infância já inciaram o trabalho como cantores integrando o Trio Rouxinóis de Goiás, junto com o irmão mais novo da dupla, Felipe César. Em 1998, com a dupla já formada lançaram o disco  Esperando Por Um Sonho. Mas, foi só em 2008 que veio o reconhecimento com a gravação do DVD Ao vivo. Deste ábum saiu a música ‘Detonou’ que fez parte da trilha sonora da novela Paraíso, da Rede Globo.Depois disso vieram os sucessos “Não Vou Mais Chorar” e “Tô Morando Sozinho”, “Tá Combinado” e “Lê Lê Lê”, tendo as duas últimas figurando entre as cinco mais executadas do país. A canção “Lê Lê Lê” fez parte da trilha sonora da novela Cheias de Charme, da Rede Globo. 

 

Ouça Pega Fogo Cabaré

 

 

 

8. Guilherme e Santiago

GS

 

 

Guilherme e Santiago é uma dupla sertaneja formada pelos irmãos goianienses Herickson Cardoso Rosa, o Guilherme; e Henzzo Cardoso Rosa, o Santiago. A dupla já lançou 17 CDs e 5 DVDs. É considerada uma das melhores duplas sertanejas do Brasil.. Já venderam mais de um milhão de discos.Tem inúmeros sucessos e chegaram a apresentar um programa de televisão de 2007 a 2009 na Tv Bandeirantes. Se chamava Terra Nativa. 

 

Ouça Franguinho na panela

 

 

9. Marilia Mendonça

Marilia

Ela é um verdadeiro fenômeno. Tão grande que é chamada de Rainha do Brasil. Ela é Marília Mendonça, goiana de Cristianópolis, é uma cantora, compositora e instrumentista  de maior repercussão e influência na música nacional. Talentosa compositora, chegou ao topo das paradas cantando a canção “Infiel”, que em 2016, tornou-se uma das músicas mais tocadas no Brasil e recebeu certificado de disco de diamante triplo. O seu segundo álbum,Realidade, recebeu, em 2017 uma indicação ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música Sertaneja. Em 2019, lançou o álbum Todos os Cantos, um projeto com shows gravados pela cantora em todas as capitais do país.O disco deu a ela a certificação de disco de tripla platina pelas 240.000 cópias vendidas e o prêmio ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música Sertaneja

 

Ouça Infiel