Os 10 melhores restaurantes de alta gastronomia de Goiânia em 2016

Uma lista inédita feita pelo editor do guia Curta Mais, Marcelo Albuquerque

Marcelo Albuquerque
Por Marcelo Albuquerque
948d8315938ae44596e208e07a8ca546

Elaborar uma lista é a certeza de entrar numa polêmica. Mas já que quem entra na chuva é para se molhar, não posso me esquivar da tarefa. Como editor do Curta Mais sou sempre cobrado para indicar bons lugares e programas na cidade. Neste ano, fiz questão de dedicar tempo conhecendo e avaliando muitas casas e experiências em Goiânia. Nas minhas visitas, encontrei endereços tradicionais que se consolidaram ou se reinventaram e novidades que chegaram para revolucionar o quesito experiência gastronômica na cidade. Sim, experiência! Já foi o tempo que um estabelecimento se resumia a oferecer apenas comida como único produto para seus clientes. O cliente hoje quer mais. Quer sair de casa e voltar com a certeza que valeu a pena o almoço, o happy hour ou o jantar em todos os aspectos, inclusive nos detalhes como a música ambiente, climatização, simpatia do garçom, o tempero (e temperatura) do prato, a forma de servir a bebida, mimos, a conta final etc. Entre os critérios utilizados nesta minha avaliação estão detalhes como a comida autoral e com personalidade, ambiente, atendimento, relação custo/benefício, a satisfação com o conjunto da obra e aquele algo mais.

Ps: não há qualquer caráter comercial para a escolha destes estabelecimentos. Trata-se da opinião pessoal do autor e editor do guia Curta Mais.

 

1º Iz

Sob o comando do chef Ian Baiocchi, a casa se consolidou como a melhor opção da alta gastronomia de Goiânia em 2016. Tanto no almoço executivo quanto no jantar, sempre a certeza de uma boa experiência gastronômica. O ponto alto é sem dúvida a comida e faz do lugar o queridinho do momento na cidade. Para evitar as filas de espera, não esqueça de fazer reserva.

iz

Ian Baiochhi e seus pratos fora da caixa.

Endereço: Rua 1129, 146, Quadra 237, Lote 30, Setor Marista

Telefone: 3092-5177

 

2º Kabanas

A tradicional marca que conta com dois endereços na cidade conseguiu se reinventar e voltou a figurar entre as melhores opções da alta gastronomia goianiense em 2016. Na unidade Bueno, o aconchegante espaço interno é uma boa pedida para um programa a dois com menu assinado pelo chef Leandro Garden (ex-Gero). Já no polo gourmet do Shopping Flamboyant a moderna casa une requinte e sofisticação com uma das equipes mais bem treinadas e simpáticas da cidade. No comando da cozinha, a chef francesa Valerie Lafay também é uma boa novidade do Kabanas. No quesito custo/benefíco, outra boa surpresa. O Kabanas conseguiu manter a qualidade com preços mais competitivos, em especial a adega com rótulos excelentes e acessíveis.

Kabanas

O melhor steak tartare de Goiânia é apenas o começo de uma boa experiência gourmet.

Endereço: Av. T-3, 2693 – Setor Bueno

Telefone: (62) 3093-3393

Kabanas Flamboyant (almoço, happy hour e jantar)

Endereço: Av. Jamel Cecílio, nº 3300, Jardim Goiás, Shopping Flamboyant

Telefone: (62) 3922-3393

 

3º Meze

Uma das gratas surpresas do ano. A cozinha comandada pelo chef Henrique Pontes, é uma das melhores revelações da alta gastronomia goianiense. Pratos autorais e cheios de criatividade (e sabor, claro), fazem parte do menu. O ambiente é simples mas muito aconchegante e convidativo a uma boa experiência enogastronômica. A casa fica em um charmoso endereço no Setor Marista e vale muito a visita.

Meze

É comida ou obra arte? Os dois!

Endereço: Rua 1134, nº73, Setor Marista.

Telefone: 3639-8665

 

4º Viela

A casa que abriu só para eventos não resistiu aos insistentes apelos da clientela e acabou abrindo para o almoço executivo à la carte de segunda a sexta-feira. Um verdadeiro achado escondido propositalmente em uma rua sem saída do Setor Sul. Como o próprio nome revela, o restaurante fica em uma das muitas vielas da região e, mesmo tão recente, conquistou o meu quarto lugar no quesito boa experiência gastronômica. A chef e proprietária Aline Torres divide o comando da cozinha com o também talentoso chef Pedro Melo (ex-Winiká). Além da comida excelente, o ambiente é uma atração à parte que nos remete a um daqueles achadinhos típicos da europa, apesar de estar a poucos metros da movimentada avenida 136. É comum no almoço ter filas no local e é recomendável fazer reserva. A boa notícia é que a casa abrirá para o jantar a partir de fevereiro de 2017.

viela

Estrategicamente escondido em uma das regiões mais movimentadas da cidade. Um achado!

Endereço: Rua 136 D, Setor Sul (viela do Edifício Nasa)

Telefone: 3541-3263 / 98175-8924

 

5º Terraço New York

Logo na entrada a combinação de ritmos já é um convite para entrar na vibe da metrópole mais agitada e moderna do mundo: no som ambiente blues, jazz e soul music remetendo a um bom programa nova iorquino. O TNY se consolidou este ano como uma das melhores opções para reunir amigos ou mesmo um programa à dois em torno da boa mesa. Com opções de ambientes interno (mais aconchegante) e externo com um o bar repleto de bons drinks e a sacada com vista para a movimentada avenida 136. A bem montada cozinha serve pratos internacionais preparados pelo chef José Maicon com a supervisão do também chef e um dos proprietários do restaurante. Destaque para as carnes e entradinhas como o Queijo Brie empanado com farinha panko e acompanhado de mel e geleia de pimenta.

b89adf05fcf2d571d014ab19fe702e3a.jpg

Menu variado, pratos bem servidos e acessíveis são marca registrada da casa.

Endereço: Av. 136, 797 – Setor Sul.

Telefone: (62) 3642-4962

 

6º Letoile Dargent

O endereço mais francês da cidade continua com lugar cativo no ranking da alta gastronomia goianiense. A casa tem novo endereço, mas o francês Phillippe Sintes mantém-se à frente da cozinha que continua entre as melhores de Goiânia. Boa opção no almoço executivo e no jantar com destaque para o atendimento sempre cordial dos garçons que já são velhos conhecidos da tradicional clientela.

Letoile

O que dizer desse fondue de queijo Brie no pão Ciabatta com confit de cebola roxa, mel, uvas passas e crispy de presunto de parma servido com salada de rúcula e agrião com maçã e nozes?

Endereço: Rua 1136, 446 – Setor Marista.

Telefone: (62) 3996-2626

 

7º Bartolomeu

Apesar de já ter quase dez anos a casa me conquistou em 2016. Os assados artesanais bem harmonizados com a vasta carta de vinhos da adega são um dos melhores programas gourmets de Goiânia da atualidade. A forneria é o diferencial do Bartolomeu com as massas fininhas e sempre crocantes. Vale experimentar a focaccia e as pizzas. Mas o diferencial do lugar é o programa enogastronômico dentro da adega. O chef Francisco André está à frente da cozinha desde que o negócio abriu em 2007.

bartolomeu

Ambiente intimista e um cardápio exclusivo.

Endereço: Rua 22, nº 69 Galeria do Pátio 22, Setor Oeste.

Telefone: (62) 3215-4500

 

8º Hakone

Sim, o restaurante mais bonito de Goiânia continua entre as melhores opções da alta gastronomia local. Minha dica é sair do trivial rodízio ou festival japonês e experimentar os pratos quentes da casa. Destaco o Paillard de Frango com risoto de queijo e banana e crisps de couve. Outra boa pedida é o Filé alto ao vinho com risoto de pera. Uma exclusividade da casa que eu simplesmente adoro. Em tempos de desconfiança sobre o que se passa dentro de uma cozinha, no restaurante o cliente vê tudo o que acontece lá dentro sob o comando dos chefs Fabiana Tedoro e José Murilo.

Hakone

Os pratos autorais são a prata da casa mas pouca gente ainda conhece esse lado do restaurante mais bonito da cidade.

Endereço: Rua T. 55, 830 Setor Bueno.

Telefone: (62) 3945-4035

 

9º Porto Cave

A aconchegante casa no Setor Marista é uma verdadeira viagem à Portugal sem sair de Goiânia. O Porto Cave foi fundado em 2003 pelo português José Pedro Martins dos Santos que escolhe (e importa) pessoalmente os vinhos da adega e sua esposa Edvânia Nogueira, a chef do restaurante. É o endereço mais português da cidade no som ambiente, na decoração e, claro, no menu.

porto

O portuga de Goiânia.

Endereço: Rua 28, nº 210 – Setor Marista.

Telefone: (62) 3278-2670

 

10º Contemporane

A casa resiste ao tempo sem perder o DNA que cativou a clientela. Uma comida bem elaborada assinada pela chef Patrícia Santos, ambiente moderno e atendimento cordial fazem do Contemporane um dos dez melhores restaurantes de alta gastronomia de Goiânia em 2016. Boa opção custo benefício tanto no almoço quanto no jantar.

Contemporane

Endereço: Rua 1136, 379 – Setor Marista.

Telefone: (62) 3281-6268

 

Também merecem minha atenção (toda) especial:

Ipê

O restaurante do Castros Park Hotel também merece cinco estrelas. A casa une estilo clássico com os pratos autorais e exclusivos elaborados pelos chefs Valdeson Ferreira e Cláudio Fontenele, como o filé mignon Crosta do Cerrado com Molho de Amora com risoto de aspargo verde e gorgonzola e farofa de Baru.

castros

Endereço: Avenida República do Líbano, 1520 – St. Aeroporto, Goiânia – GO, 74070-045

Telefone: (62) 3096-2000

 

Moony

A casa mais descolada e democrática da cidade. O atendimento sempre simpático é um dos pontos altos do Moony, além do bar bem no meio do ambiente que serve os melhores e mais criativos drinks de Goiânia. A cozinha comandada pelo chef Carlos Alberto traz boas opções mas o ponto alto é mesmo o ambiente. Vale a experiência!

Moony

Endereço: Alameda Ricardo Paranhos, 928 – St. Marista, Goiânia – GO, 74180-050

Telefone:(62) 3624-9329

 

Casa Oliva

A casa trouxe a proposta italiana e em pouco tempo se consolidou como uma das melhores opções do gênero em Goiânia. As massas artesanais e os pratos bem elaborados são servidos em um dos ambientes mais elegantes e convidativos da cidade, nas modernas instalações em frente ao Parque Flamboyant. Destaque também para as pizzas gourmet disponíveis no menu.

casaoliva

Endereço: Rua 15, 103 – Jardim Goiás.

Telefone: (62) 3991-0203

 

Marcelo Albuquerque é jornalista, fundador do Curta Mais, especialista em marketing, curioso e amante das boas experiências enogastronômicas.

marcelo

“Um brinde aos empresários e chefs que buscam sempre a excelência. Espero que tenha curtido!”