Os 10 melhores alimentos para o café da manhã

A escolha do que comer na primeira refeição do dia é o primeiro passo para começar bem o expediente

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
6749baa19cf6e69912ffe066c1050fd1

A escolha do que comer na primeira refeição do dia, é o primeiro passo para começar o expediente com o pé direito.

O café da manhã acelera o metabolismo, fornece energia para o corpo e cérebro, e é uma estratégia fundamental para a perda de peso. 

Algumas pesquisas sugerem que, as pessoas que estão habituadas a tomar café da manhã, tendem a ser mais magras, e são mais bem sucedidas quando o assunto é perder peso.

Para ajudar a começar o seu dia de bem com a vida, aqui está uma lista dos 10 melhores alimentos que você pode incluir no seu café da manhã.

 

Frutas

Ricas em vitaminas, fibras, antioxidantes e minerais, as frutas são importantes para qualquer tipo de dieta. Com grande variedade, elas podem ser consumidas de várias formas e combinações – sólidas, sucos ou vitaminas. Fundamentais para diversas funções, elas colaboram para o bom funcionamento de nosso organismo, combatem doenças cardiovasculares, cancerígenas e cerebrais, retardam o envelhecimento e são fonte de energia.

Ovo

O ovo contém 13 nutrientes essenciais, incluindo as proteínas. Pesquisas mostram que, ingerir proteínas logo pela manhã, proporciona maior saciedade ao longo do dia. O indicado é consumir de 10 a 20 gramas de proteína no café.

Além disso, a gema do ovo é rica em vitamina B, importante para a memória, bem como em luteína e zeaxantina, dois carotenoides que promovem a saúde ocular.

Café

O seu café matinal está repleto de antioxidantes. Em quantidades moderadas – e sem muito creme e açúcar! – O café apresenta benefícios para o coração, o protege do diabetes tipo 2 e pode retardar o declínio cognitivo.

Aveia

Recentemente, você pode ter notado um selo em forma de coração em sua caixa de aveia. Este selo está lá porque a aveia contém beta-glucana, um tipo de fibra que ajuda a reduzir o colesterol, quando consumidos regularmente. A aveia também é rica em ômega-3, ácido fólico e potássio.

Evite as aveias que são aromatizadas artificialmente. Em vez disso, adoce a sua tigela com leite e um pouco de mel, e cubra com frutas e nozes.

Morangos

Os morangos estão recheados de antioxidantes, vitamina C e fibras, tudo isto com poucas calorias. Algumas pesquisas sugerem que os morangos também carregam propriedades anticâncer, e podem combater o declínio neurológico tipicamente associado com o envelhecimento.

Iogurte grego

Assim como os ovos, o iogurte grego é uma grande fonte de proteína. Além disso, é uma ótima fonte de cálcio. Escolha as opções com baixo teor de gordura e o adoce com frutas frescas – como os morangos.
Iogurte, aveia e morangos: uma potência nutricional para o seu café da manhã.

Chá

Graças a alguns antioxidantes chamados de flavonoides, o chá possui propriedades que aumentam a imunidade e o poder anti-inflamatório. Algumas pesquisas revelam que o chá verde, preto e branco protegem contra alguns tipos de câncer, problemas cardíacos e diabetes. O chá também contém um composto chamado L-teanina, que ativa algumas áreas do cérebro que melhoram a concentração.

Banana

Uma opção bem prática. Basta descascar e comer!  Uma banana média é rica em fibras, vitamina C e potássio. Essa combinação fantástica faz desta fruta uma ótima opção para os indivíduos com hipertensão.

A banana, especialmente quando ainda possui um toque de verde, é uma das melhores fontes de amido resistente, um carboidrato saudável que mantém você satisfeito por mais tempo.

Pão de trigo integral

Os carboidratos são um pilar do café da manhã, mas o tipo de carboidratos que você escolhe pode fazer uma grande diferença na sua saúde. Dê preferência ao pão e outros cereais integrais que ajudam a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, aumentam a saciedade, e contêm mais fibras e nutrientes do que o pão branco refinado.

Suco de laranja

O suco de laranja é um clássico do café da manhã. Esta bebida é conhecida por conter uma porcentagem elevada de vitamina C, que é útil para impulsionar o sistema imunológico. É uma opção refrescante para quem não gosta de chá ou café.