Os 10 maiores bafões da história do Oscar

A cerimônia de 2016 acontece no dia 28 de fevereiro, nos Estados Unidos. Enquanto isso, relembre algumas polêmicas da premiação mais importante do cinema

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais

Enquanto você aguarda a cerimônia de premiação do Oscar 2016 – que neste ano vai acontecer no dia 28 de fevereiro -, que tal ficar por dentro das maiores polêmicas que já aconteceram nesses 88 anos do maior prêmio do cinema mundial? O Curta Mais fez um passeio pelo mundo do cinema e encontrou os 10 maiores bafões da história do Oscar. Acompanhe:

 

1. Quando Clark Gable e Jimmy Stewart perderam o Oscar de Melhor Ator para Robert Donat, em 1939

Considerados os favoritos, Clark Gable e Jimmy Stewart não levaram a estatueta para casa. A Academia preferiu premiar o ator Robert Donat, que corria por fora da disputa.

 

2. Quando Cidadão Kane perdeu o Oscar de Melhor Filme

Considerado um dos melhores filmes de todos os tempos, o clássico do diretor Orson Welles contrariou todas as expectativas e não levou a estatueta de Melhor Filme de 1941. O grande vencedor da noite foi o longa Rebecca, a mulher inesquecível, do diretor Alfred Hitchcock.

 

3. Quando Grace Kelly levou o prêmio de Melhor Atriz em 1955

Estrela do filme Amar é sofrer, a eterna princesa de Mônaco desbancou a favorita Judy Garland e levou a estatueta mais cobiçada do cinema para seu palácio.

 

4. Quando o diretor Francis Ford Coppola perdeu o Oscar de Melhor Diretor por O Poderoso Chefão

O então jovem diretor de 33 anos era considerado o favorito a vencedor do Oscar de Melhor Diretor de 1973, mas contrariando todas as expectativas, perdeu a estatueta para o diretor do filme Cabaret, Bob Fosse.

 

5. Quando o filme Carruagens de Fogo faturou o prêmio de Melhor Filme

5. Chariots of Fire wins best picture (Credit: Credit: Warner Home Video)

Dirigido por Hugh Hudson, o drama Carruagens de Fogo venceu o Oscar de Melhor Filme de 1981, deixando para trás fortes concorrentes, entre eles, Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida, de Steven Spielberg.

 

6. Quando Marisa Tomei ganhou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante em 1993

A atriz Marisa Tomei concorreu com nomes consagrados, entre eles, as atrizes Vanessa Redgrave e Judy Davis, mas ainda assim levou a estatueta para casa por sua atuação no longa Meu Primo Vinny. Quando seu nome foi anunciado no Teatro Kodak, a plateia pensou que o apresentador Jack Palance havia dito o nome errado.

 

7. Quando Coração Valente levou o prêmio de Melhor Filme

Há quem diga que a vitória do filme dirigido por Mel Gibson é um dos maiores equívocos da história da premiação. Grande vencedor de 1996, Coração Valente desbancou o favorito, o drama Apollo 13, e ainda faturou mais quatro prêmios.

 

8. Quando O Resgate do Soldado Ryan perdeu o Oscar de Melhor Filme

Indicado ao prêmio de Melhor Filme de 1999, O Resgate do Soldado Ryan foi desbancado pela comédia romântica protagonizada por Gwyneth Paltrow, Shakespeare Apaixonado. Frustração generalizada.

 

9. Quando Adrien Brody venceu como Melhor Ator

 

O azarão Adrien Brody desbancou nomes como Michael Caine, Jack Nicholson e Daniel Day-Lewis e levou o Oscar de Melhor Ator de 2003 por sua atuação no filme O Pianista, do diretor Roman Polanski.

 

10. Quando Crash – No Limite ganhou o prêmio de Melhor Filme de 2006

O filme vencedor de 2006 é considerado o “pior melhor” filme de todos os tempos. Muita gente não entendeu direito o porquê de ele ter levado a melhor, deixando o favorito daquele ano, o drama romântico O Segredo de Brokeback Mountain comer poeira.

 

Via BBC