Orgulho Nerd: 5 obras para nerds e não-nerds apreciarem

Para comemorar o Dia do Orgulho Nerd em grande estilo!

Giovana Andrade De Almeida
Por Giovana Andrade De Almeida
5044da34dc3318b55c1c86a0d49dac7f

A cultura nerd, ou geek, como também é chamada, ganhou muito espaço na última década. Livros, filmes e jogos inicialmente associados aos “nerds” dominaram o mercado, com franquias milionárias como Star Wars, por exemplo.

 

Mas nem sempre foi assim. Antigamente, ser chamado de “nerd” era uma ofensa que ninguém gostaria de receber. Em homenagem a quem carrega o título desde antes de se tornar algo popular, comemora-se no dia 25 de maio o Dia do Orgulho Nerd.  

 

A data comemora a conquista da popularidade e defende o direito nerd ou geek de ser, com seu universo lúdico cheio de fantasia, ficção científica, games, jogos de tabuleiro, cosplay, histórias em quadrinhos, filmes, tecnologia… Elementos que conquistam cada vez mais fãs.

 

Se você não faz parte dessa comunidade, deve estar se perguntando o motivo da escolha dessa data. Ela está associada a duas grandes obras da cultura nerd: o Guia do Mochileiro das Galáxias e a já mencionada franquia Star Wars. 

 

Em 2001, duas semanas após a morte de Douglas Adams, criador do Guia do Mochileiro das Galáxias, os fãs decidiram homenageá-lo saindo de casa com uma toalha – apetrecho mencionado como essencial para a sobrevivência de um bom aventureiro. Por esse motivo, o Dia do Orgulho Nerd também é conhecido como “Dia da Toalha”. 

 

Além disso, no dia 25 de maio de 1977 estreou Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança, sendo um marco para os fãs da série, orgulhosamente nerds. 

 

Em homenagem a essa data, reunimos aqui cinco obras da cultura nerd que até quem não é nerd vai amar. Confira!

 

1 – Matrix (1999)

 

dcb28386bc77f2229651ec08a13ccffe.jpg

 

Em um futuro próximo, Thomas Anderson (Keanu Reeves), um jovem programador de computador que mora em um cubículo escuro, é atormentado por estranhos pesadelos nos quais encontra-se conectado por cabos e contra sua vontade, em um imenso sistema de computadores do futuro. Em todas essas ocasiões, acorda gritando no exato momento em que os eletrodos estão para penetrar em seu cérebro. À medida que o sonho se repete, Anderson começa a ter dúvidas sobre a realidade. O filme é um clássico de ficção científica imperdível!

Disponível na Netflix. 

 

2 – Blade Runner (1982)

 

ceef9a38fba6440c155bd026f615f058.jpg

 

No século 21, uma corporação desenvolve clones humanos para serem usados como escravos em colônias fora da Terra, identificados como replicantes. Em 2019, um ex-policial é acionado para caçar um grupo fugitivo vivendo disfarçado em Los Angeles. Outro clássico de ficção científica, é interessante observar como se imaginava que seria o século XXI agora que já vivemos nele. 

Disponível no GloboPlay.

 

3 – Duna (1965)

 

18df6f7196ec13c681b8ae28bd347093.jpg

 

Após a visita de uma mulher misteriosa, o jovem Paul Atreides é obrigado a deixar seu planeta natal para sobreviver ao ambiente árido e severo de Arrakis, o Planeta Deserto. Envolvido numa complexa teia política e religiosa, Paul divide-se entre as obrigações de herdeiro e seu treinamento nas doutrinas secretas de uma antiga irmandade, que vê nele a esperança de realização de um plano urdido há séculos. Ecos de profecias ancestrais também o cercam entre os nativos de Arrakis. Seria ele o eleito que tornaria viáveis seus sonhos e planos ocultos?

Disponível para compra aqui.

 

4 – A Chegada (2016)

 

f4fe095edbcb89e9af4e7d1b5e9306fa.png

 

Naves alienígenas chegaram às principais cidades do mundo. Com a intenção de se comunicar com os visitantes, uma linguista e um militar são chamados para decifrar as estranhas mensagens dos visitantes. 

Disponível na Netflix.

 

5 – Neuromancer (1984)

 

7af1f6eccf8941e10d3eb8ff71040ce1.jpg

 

Neuromancer conta a história de Case, um cowboy do ciberespaço e hacker da Matrix. Como punição por tentar enganar os patrões, seu sistema nervoso foi contaminado por uma toxina que o impede de entrar no mundo virtual. Um dos mais famosos romances do gênero cyberpunk, Neuromancer ganhou os três principais prêmios da ficção científica: Nebula, Hugo e Philip K. Dick.

Disponível para a compra aqui.