ONU anuncia entrega de 8 milhões de vacinas da Covid-19 para o Brasil em dois meses

Governador Ronaldo Caiado participou da conferência On-line e solicitou que a entidade trabalhe para que outros países sejam autorizados a produzir o imunizante

Lorena Lázaro
Por Lorena Lázaro
0fabf9dc584d08307f6299225ba16dbf

A Organização das Nações Unidas (ONU), anunciou durante conferência virtual com 20 governadores, nesta sexta-feira, 16, a a antecipação de quatro milhões de doses de vacinas da Covid-19 em abril, e outras quatro milhões que devem chegar em maio. Os imunizantes fazem parte do consórcio Covax Facility.

O encontro marcou também a entrega de uma carta intitulada “Pacto Nacional em Defesa da Vida e da Saúde”, à secretária-geral adjunta da ONU, Amina J. Mohammed, anfitriã do evento on-line. O Documento que também foi enviado à ONU, foi assinado pelo Fórum dos Governadores, formado pelos chefes do Executivos dos 26 estados e do Distrito Federal.

 

O governador Ronaldo Caiado estava presente e em sua fala solicitou, que a entidade trabalhe ativamente para que o Brasil e demais países sejam autorizados a produzir, mediante o pagamento de royalties, o IFA (ingrediente farmacêutico ativo) das vacinas contra a Covid-19.

 

Na visão de Caiado, é inadmissível que apenas China, Índia, Rússia e Estados Unidos produzam IFA para bilhões de pessoas. “Isso atrasa demais o processo de vacinação. Por isso a ONU precisa intermediar esse processo e garantir que possamos produzir o IFA mediante o pagamento de royalties”, disse, durante reunião do Fórum de Governadores com a ONU.

 

A secretária-adjunta da ONU, Amina Mohammed, acenou positivamente à sugestão de Caiado. E declarou ser necessária a ação conjunta de todos. De acordo com Marlova Noleto, coordenadora da ONU no Brasil, o país será auxiliado em relação a medicamentos, vacinas e ajuda humanitária. “Vamos intensificar isso”, garantiu.

 

Foto: Ilustrativa / Pixabay