Ônibus 100% elétrico do Eixo Anhanguera terá ar-condicionado e carregadores de celular

Novo modelo foi apresentado nesta segunda-feira (17), pelo governador Ronaldo Caiado

Rafael Vaz
Por Rafael Vaz
7087f698763b5acddc117e16744ad3c5

“Passageiros do Eixo Anhanguera vão transitar em veículos climatizados e com conforto no deslocamento”, afirmou o governador Ronaldo Caiado na manhã desta segunda-feira (17/01), ao apresentar o primeiro ônibus 100% elétrico da nova frota que vai operar no Eixo Anhanguera, na região Metropolitana de Goiânia. O veículo foi lançado com a promessa de ser o início de uma modernização em todo o serviço.

O novo modelo vai substituir a frota nos próximos meses. Segundo divulgado pelo Governo de Goiás, o ônibus tem autonomia de 250 quilômetros, é equipado com ar-condicionado, carregadores de celular e foi desenvolvido com suspensão pneumática em todos os eixos, o que deve garantir mais conforto aos usuários.

No primeiro momento, o modelo não vai rodar com passageiros, mas a expectativa é que mais de 100 veículos entrem em circulação ainda no primeiro semestre. Cada máquina deixa de emitir 110 toneladas de CO2 por ano. A iniciativa é implementada por meio da Metrobus, em parceria intermediada pela Secretaria-Geral da Governadoria (SGG) com o consórcio formado pelas empresas Enel X, Marcopolo e Consórcio HP-ITA (Urbi Mobilidade Urbana).

Apesar das características, Caiado afirmou que o novo modelo não vai impedir que parte dos passageiros sejam transportados de pé. “Eu conheço alguns países do mundo e não conheço nenhum em que os cidadãos sejam transportados apenas sentados”, declarou. “Vamos ser realistas, entender as mudanças e ser bem corretos que, em muitos casos, dependendo do horário, as pessoas vão transitar em pé”, disse.