O que fazer em Goiânia em um dia

Conheça alguns dos lugares que merecem ser explorados em Goiânia

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
4d78001773e40960e59e01d6e2746cd6

Goiânia, capital de Goiás, é uma cidade que vai muito além dos clichês com os quais é constantemente associada. De acordo com dados do IBGE, sua população cresce a cada ano, demonstrando seu desenvolvimento constante. Com um PIB per capita de 33.826,84 R$ (censo de 2020), Goiânia se destaca como um importante centro econômico no coração do Brasil, contribuindo significativamente para a geração de empregos em toda a região do Centro-Oeste. Longe de ser apenas a “capital do sertanejo” ou a “capital do pequi”, Goiânia tem muito a oferecer. 

 

Com uma economia em constante expansão e uma população dinâmica, Goiânia se revela uma cidade forte, cheia de vida e oportunidades. Diante de toda essa grandiosidade, a cidade oferece uma grande variedade de opções para entretenimento e lazer, o que a torna um excelente destino para visitantes de todas as idades.

 

O Curta Mais preparou uma curadoria cuidadosa dos lugares que merecem ser explorados durante uma visita de um dia à cidade, destacando aonde ir para aproveitar ao máximo essa experiência única.

 

Centro Histórico de Goiânia 

 

1- Teatro Goiânia

 

Foto: Marcos Aleotti – Curta Mais 

 

Teatro Goiânia, inaugurado em 12 de junho de 1942, é o mais tradicional espaço cultural de Goiânia. Integra o conjunto arquitetônico Art Decó do arquiteto Jorge Félix. Além de sua importância histórica, o teatro, na atualidade, é um dos principais espaços de apresentação de dança, teatro e música erudita e popular da cidade, tendo sido declarado Patrimônio Nacional em 2003.

 

Endereço: R. 23, 252 – St. Central, Goiânia 

Telefone: (62) 3201-4684

 

2- Rua do Lazer

Foto: Curta Mais 

 

A Rua do Lazer, no Centro de Goiânia, foi fechada para o trânsito de veículos em 1977, dando lugar a um charmoso espaço, com ares franceses, e que já abrigava comércios populares e eventos políticos e culturais. Com bares e lanchonetes antigas, é a rua mais charmosa do centro! Fica entre a Avenida Anhanguera e a Rua 3 do St. Central.

 

Endereço: R. do Lazer, 460-340 – St. Central, Goiânia 

 

3- Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro 

Foto: Reprodução 

 

Construído na década de 70 dentro da conhecida Galeria Ouro, onde originalmente funcionava apenas como cinema. Em 2006 a prefeitura de Goiânia utilizou do espaço para a criação de um Centro Cultural, onde hoje funciona além do teatro e cinema, uma biblioteca, café cultura, cursos de informática e uma loja onde se encontram produções de artistas locais.

 

Endereço: R. 3, 1016 – St. Central, Goiânia 

 

Pontos Turísticos

 

1- Estação Ferroviária de Goiás

Foto: Marcos Aleotti – Curta Mais 

 

Um dos maiores símbolos da capital goiana, a construção foi tombada pelo IPHAN em 2003 como Patrimônio Histórico Nacional pelo seu valor histórico e arquitetônico. Também faz parte do acervo de art déco da cidade. Inaugurada em 1950, ainda sem funcionamento de trens, a Estação passou a receber trens de carga e de passageiros apenas dois anos depois, em 1952, e funcionou até a década de 1980, quando o pátio ferroviário de Goiânia foi transferido para Senador Canedo devido à ampliação da Avenida Goiás e a construção da nova rodoviária da capital.

 

Endereço: Av. Goiás, 1799 – St. Central, Goiânia – GO, 74063-010

 

2- Coreto da Praça Cívica

Foto: Marcos Aleotti – Curta Mais 

 

Inaugurado em 1942, desde então foi palco de várias manifestações políticas, artísticas e culturais. Ao longo dos anos passou por modificações. A obra voltou ao seu modelo arquitetônico original em 1978, quando foi necessário que a Prefeitura buscasse o pedreiro que havia participado da primeira construção para a revitalização. 

 

Endereço: St. Central, Praça e – Jardim Goiás

 

3- Torre do Relógio na Avenida Goiás

Foto: Marcos Aleotti – Curta Mais 

 

Inaugurado em 1942, juntamente com o Batismo Cultural da cidade, o relógio foi projetado por Américo Vespúcio Pontes

 

Endereço: Avenida Goiás, ao lado do Coreto – Setor Central 

 

Parques

 

1- Parque Flamboyant

Foto: Reprodução 

 

Inaugurado em 2007, com ponte de madeira, um mirante, espaço para crianças, ciclovia, pista de cooper, estação de ginástica e caminhos internos. O parque, que fica bem próximo do estádio Serra Dourada, abriga remanescentes de veredas, com buritis e outras árvores nativas do cerrado. Atração à parte são os diversos animais encontrados nos dois lagos – um deles, inclusive, com fonte luminosa. Além de entrada gratuita, o lugar pode ser visitado durante dia e noite.

 

Endereço: R. 15, 103-157 – Jardim Goiás

 

2- Bosque dos Buritis

Foto: Reprodução 

 

O Bosque dos Buritis é o mais antigo patrimônio paisagístico de Goiânia. É o parque mais antigo da cidade. Foi projetado no Plano Oriental da Cidade para ser uma área verde. Possui 141.500 metros quadrados, cercado por árvores, lagos e plantas rasteiras.

 

Endereço: Av. Assis Chateaubriand – St. Oeste, Goiânia – GO, 74130-010

 

3- Jardim Botânico de Goiânia 

Foto: Reprodução 

 

O Jardim Botânico de Goiânia é a maior área verde da cidade. Fundado em 1978, o parque fica no bairro Pedro Ludovico. Nele abriga-se um remanescente de área fechada de mata, com espécies nativas do cerrado e animais silvestres. Possui lago e pista de caminhada. O parque tem livre acesso durante o dia e a noite.

 

Endereço: Alameda do Contorno, 1128-1222 – Jardim Santo Antônio, Goiânia

 

Museus 

 

1- Museu de Arte de Goiânia

Foto: Reprodução 

 

Localizado em um marco turístico da cidade, o MAG foi inaugurado em outubro de 1970 e se caracteriza por ser uma instituição pública sem fins lucrativos e a serviço da sociedade. O MAG tem Biblioteca Especializada, Reserva Técnica, Conservação e Restauração e Intercâmbio e Exposições.

 

Endereço: Rua 1 nº 605, Bosque dos Buritis – Setor Oeste. Goiânia – Goiás – Brasil | 74115-040

 

2- Museu Pedro Ludovico Teixeira 

Foto: Reprodução 

 

Construída toda em Art Déco entre 1934 e 1937, a casa que abriga o Museu preserva um acervo diversificado que remete a vida familiar e política do fundador de Goiânia, Pedro Ludovico Teixeira.

 

Endereço: R. 25, 66 – St. Sul, Goiânia – GO, 74015-100

 

3- Museu da imagem e do som

Foto: Reprodução 

 

Criado em outubro de 1988 devido ao Decreto-Lei 3055 com o objetivo de reunir, preservar, produzir e divulgar as formas de expressão histórica e cultural do Estado registradas em áudio e vídeo. O acervo do Museu é constituído de coleções de discos, fitas cassete, fitas magnéticas de áudio e de vídeo, filmes, documentos fotográficos, textuais e bibliográficos.

 

Endereço: Praça Cívica, 2 – St. Central, Goiânia – GO, 74003-010

 

Centro Cultural Oscar Niemeyer

Foto: Reprodução

 

O Centro Cultural Oscar Niemeyer é um complexo de espaços culturais situado na avenida Deputado Jamel Cecílio. O complexo é composto pela Esplanada da Cultura, praça de 26 mil metros quadrados destinada a exposições, apresentações artísticas, eventos e shows. Enquanto os outros edifícios são volumes geométricos de concreto, o prédio da biblioteca é uma caixa de vidro com fachada fumê. 

 

Endereço: Av. Dep. Jamel Cecílio, Km 01 – Goiânia, GO, 74891-135

Telefone: (62) 3201-5255

 

Restaurantes 

 

1- Iz Restaurantes

Foto: Reprodução Iz Restaurantes 

 

O Íz oferece uma gastronomia que mistura algumas tendências internacionais contemporâneas às tradições culinárias brasileiras. O resultado são pratos com uma composição de sabores muito rica e uma apresentação harmoniosa, que também enche os olhos. O espaço é refinado, decorado com peças de arte contemporânea e ambientação minimalista, que conversa diretamente com o cardápio. 

 

Endereço: R. 1129, 146 – St. Marista

Telefone: (62) 3092-5177

 

2- Grá Bistrô e Rooftop

Foto: Reprodução Grá Bistrô e Rooftop

 

A casa do chef Ian Baiocchi fica na cobertura do Órion Business & Health Complex, a 192 metros do chão. O bistrô proporciona uma vista belíssima e única da cidade de Goiânia, a louça usada no serviço e o cuidado como tudo que sai da cozinha. Já o rooftop por si só é uma grande atração. Com vista de 360º da cidade, de onde é possível admirar um lindo pôr do sol, o ambiente apresenta iluminação discreta, com música lounge, e frequentado por um público descolado e por muitos casais apaixonados. 

 

Endereço: Órion Complex – Av. Portugal, 1148 – 40º Andar – St. Marista

Telefone: (62) 3181-0322

 

3- Kabanas Restaurante e Bar

Foto: Reprodução Kabanas Restaurante e Bar

 

Tradicional em Goiânia e conhecido pela variedade de pratos e porções em um ambiente amplo e acolhedor. A casa é uma das mais populares da capital. O projeto da renomada arquiteta Tereza Cristina del Papa encanta, e o conforto e a imponência dos móveis assinados por artistas de design como Aristeu Pires são admiráveis. Ponto de encontro de amigos, tem um farta variedade de pratos e porções, com destaque ao clássico steak tartare finalizado à mesa. 

 

Endereço: Av. Dep. Jamel Cecílio, 3300 Loja AE-08 – Vila Maria Jose,

Telefone: (62) 3922-3393

 

Bares 

 

1- Esquina Mercatto 

Foto: Reprodução Esquina Mercatto 

 

Uma das esquinas mais famosas e disputadas de Goiânia, onde o chope gelado acompanha um bom papo e desejados pratos com frutos do mar. Inaugurado em 2016, o local, bem no miolo do Setor Bueno, foi estrategicamente escolhido pelo Chef Marcelo Manata por se parecer com o bairro carioca do Leblon. Para quem vai atrás da especialidade da casa, frutos do mar, a indicação é começar os trabalhos com Parrilla de Frutos do Mar que é feita com camarões VG, lula, robalo, camarões médios puxados no azeite e alho, mexilhões, caldo de lagosta e palmito.

 

Endereço: R. T-60, 95 – Qd 127 Lt 01 – St. Bueno

Telefone: (62) 3091-3302 

 

2- Glória Bar e Restaurante

Foto: Reprodução Glória Bar e Restaurante

 

O bar foi criado em referência ao tradicional Hotel Glória, ao bairro carioca e a um antigo hotel da Avenida Anhanguera, em Goiânia. Três amigos se juntaram e abriram o bar, de estilo carioca e alma goiana, que combina boemia, música, futebol, petiscos e muita bebida boa. No cardápio há petiscos tradicionais como fígado acebolado e camarão alho e óleo. 

 

Endereço: R. 101, 435 – St. Sul
Telefone: (62) 3224-9033

 

3- Bahrem Bar

Foto: Reprodução Bahrem Bar

 

O Bahrem é indiscutivelmente um dos bares mais conhecidos e queridos da cidade. Tem disputa no fim de tarde por uma mesa para tomar uma gelada e pedir um dos vários tira-gostos saborosos no happy hour. O escondidinho de carne seca é maravilhoso. As chapas de carne são uma ótima pedida para quando estiver de turma. Elas podem vir com carne bovina, suína, frango e até camarão. No sabadão também é dia de feijoada, mais dobradinha de caipirinha com música ao vivo.

 

Endereço: Rua 144, 716 – Setor Marista

Rua 1133, Qd. 258. 01/03 – St. Marista

Ed. Aton Business Style, R. João de Abreu, nº 192 – loja 9 – St. Oeste

Telefone: (62) 3998-5212

 

Pamonharias 

 

1- Pamonharia Frutos da Terra

Foto: Reprodução Pamonharia Frutos da Terra

 

Quem cuida da casa e das receitas das tradicionais pamonhas que são servidas em Goiânia desde o início da década de 80 é a senhora Ione Lobo, natural da cidade de Goiás. A decoração é bem rústica, nos fazendo lembrar de fazendas mesmo. A pamonha Especial leva frango, guariroba, pimenta, queijo e cebolinha. Ela se desmancha e esse desmanchar da pamonha que é o diferencial das pamonhas da Frutos da Terra.

 

Endereço: R. C-234, 969 – St. Nova Suíça

Telefone: (62) 3281-4049

 

2- Pamonha Oeste

Foto: Reprodução Pamonha Oeste

 

Com receitas caseiras e sabores únicos, a casa se destaca e caiu no gosto do público. As pamonhas de sal, doce, à moda, sal com catupiry, doce com catupiry, à moda de frango e à moda carne seca saem fresquinhas a cada uma hora e meia para manter o frescor do produto. Em dias de chuva, se não quiser ficar sem a sua pamonha, reserve bem cedo. 

 

Endereço: Av. R-9, 124 – St. Oeste

Telefone: (62) 3291-4060

 

3- Pamonha 85

Foto: Reprodução  Pamonha 85

 

Pamonhas quentinhas, molinhas e com muito queijo. Os sabores tradicionais de sal, doce e à moda são pedidas certas, mas não deixe de saborear também as especiais de linguiça calabresa, carne de sol e frango, que vem com queijo catupiry. O ambiente calmo é precisamente o que alguém necessita depois de um dia de trabalho. 

 

Endereço: R. C-139, 118 – Jardim América

Telefone: (62) 3286-5258

 

Boates

 

1- Azzure Club

Foto: Reprodução Azzure Club

 

Goiânia é conhecida por ser a capital do sertanejo e a balada conhecida por ser a sertaneja do Brasil, sempre com uma programação especial para você curtir o fim de semana. a Azzure Club é palco de grandes apresentações ao vivo, que além do sertanejo, também conta com bastante eletrofunk em sua programação. A casa também conta com um ambiente lindo e estrutura incomparável na noite goiana. 

 

Endereço: Av. 136, 222 – St. Marista, Goiânia – GO, 74180-040

Telefone: (62) 99909-9994

 

2- Bolshoi Pub

Foto: Reprodução

 

O Bolshoi é um dos mais tradicionais pubs em Goiânia, reunindo os mais diversos públicos, em especial, aqueles que curtem um bom rock. Com um clima intimista, bom atendimento, cervejas e chopes bem gelados, se você ainda não conhece, vale a pena fazer uma visita! O lugar deixou de ser um pub e se tornou um ponto turístico da cidade, procurado por pessoas de bom gosto que apreciam a boa música. A casa foi projetada acusticamente, conta com uma estrutura de som e luz digna dos melhores palcos do mundo!

 

Endereço:  R. T-53, 1140 – Quadra 90 – Lote 08 – St. Bueno

Telefone:(62) 3241-0731

 

3- Roxy

Foto: Reprodução

A Roxy é uma das mais ecléticas boates em Goiânia, recebendo os mais diversos públicos. Sua programação musical é variada e abre espaço para estilos como techno, hip hop, trap, pop, e é claro, muito funk. A casa também conta com um dos karaokês mais buscados de toda a cidade. Se o que você pretende é sair da rotina e se divertir, este é o lugar perfeito! É um dos points de encontro para todas as idades, incluindo a comunidade LGBTQIA+ em Goiânia.

Endereço: R. 87, 536 – St. Sul, Goiânia – GO, 74093-300

Telefone: (62) 98138-0008

 

Parques Aquáticos 

 

1- Três Ilhas Acqua Park

Foto: Reprodução

 

O Três Ilhas é um destino encantador que combina pesca esportiva e parque aquático. Com belos lagos cheios de variedades de peixes, proporciona momentos tranquilos para os entusiastas da pesca esportiva. No parque aquático, há emocionantes toboáguas e escorregadores, além de piscinas refrescantes, garantindo diversão para toda a família. O Três Ilhas é o local perfeito para criar memórias felizes, relaxar na natureza e desfrutar de momentos únicos de lazer e entretenimento.

 

Endereço: Rua SC 57, Quadra A, Lote 1 2 Setor Bairro – São Carlos, Goiânia – GO, 74477-109

Telefone: (62) 3595-9595

 

2- Sesc Faiçalville

f09a0edd7380f2a6f6ead15096247e5f.jpg

Foto: Reprodução 

 

Um ótimo parque em Goiânia que conta com áreas como quadras, campos, piscinas, toboáguas e sala de jogos. Tudo bem cuidado e com muita segurança, com salva vidas por perto a todo tempo, segurança na portaria e exames antes de entrar para piscina.

 

Endereço: Avenida Ipanema Qd. 234/236, nº. 1.600 – Setor Faiçalville. Goiânia (GO)

Telefone: (62) 3522-6330

 

3- Goiânia Park

44dab821da8a3fe9e3bb0ffb5f9904aa.jpg

Foto: Reprodução 

 

Com muita natureza, opções variadas de lazer para todas as idades, o Goiânia Park tem um excelente parque aquático com várias piscinas adulto e infantil, toboáguas, escorregador gigante, bar e restaurante, playground infantil, sinuca e muito mais. 

 

Endereço: Av Dom Pedro II Nº 360 Setor Sítio Recreio Mansões do Campus – Chácaras de Recreio Samambaia, Goiânia – GO, 74691-210

Telefone: (62) 3231-1150

 

Mercadões 

 

1- Região da 44

Foto: Reprodução

 

Uma espécie de 25 de março de Goiânia e atualmente o maior pólo do comércio atacadista de roupas da cidade. A região inteira é dedicada ao setor de confecções e atrai turistas e sacoleiros de todos os cantos. Conta com boa rede hoteleira e fica ao lado da Rodoviária de Goiânia.

 

Endereço:  R. 44 – St. Central, Goiânia

 

2- Campinas

Foto: Reprodução

 

O tradicional bairro de Goiânia continua sendo boa opção para quem gosta de bater perna e garimpar bons descontos. O comércio popular de rua é predominante na região com boas opções de roupas e acessórios, principalmente na Avenida 24 de outubro.

 

Endereço: St. Campinas, Goiânia – GO, 74523-430

 

3. Feira Hippie

Foto: Reprodução

 

A maior feira ao ar livre da América Latina é de Goiânia: a Feira Hippie reúne mais de 6 mil barraquinhas, todos os domingos, na Praça do Trabalhador. É possível encontrar por lá produtos (com precinhos acessíveis) que vão das roupas aos sapatos, passando pelo artesanato e arte regionais, brinquedos, eletrônicos, acessórios, perfumes e muita comida boa pra dar de presente ou experimentar na hora.

 

Endereço: Praça do Trabalhador, Centro.

 

 

Diante da diversidade de lugares incríveis, podemos concluir que Goiânia oferece uma série de atividades fascinantes para desfrutar em apenas um dia. Desde a riqueza da cultura e história local até a beleza de seus parques e áreas verdes, esta cidade tem muito a oferecer aos seus visitantes. Independentemente de seus interesses, Goiânia tem algo para todos, tornando-a uma escolha atraente para um dia de descobertas e memórias inesquecíveis. 

 

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.

 

>Veja Também<

 

Cidade goiana é uma das mais procuradas pelos turistas nas férias de Julho

 

27 lugares no centro de Goiânia que vão te fazer viajar no tempo

 

O que fazer em Goiânia com menos de R$ 100