O Gambito da Rainha: conheça a série de roer as unhas que está sacudindo a Netflix

Quem diria que um jogo tão chato e parado como o xadrez poderia tornar uma série tão interessante?

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
83ee36e4ac9b0e3534db89ea25de8e05

Você já deve ter visto no Top 10 da Netflix ou escutado algum comentário sobre ‘O Gambito da Rainha’, uma minissérie recém-chegada na plataforma. O drama americano conta a história fictícia da garota prodígio do xadrez, Elizabeth Harmon, em sua busca para se tornar a melhor jogadora de xadrez do mundo, enquanto luta com drogas, álcool e questões emocionais.

O drama é baseado em um livro de 1983 com o mesmo nome de Walter Tevis, que também escreveu três romances transformados em filmes importantes – The Hustler, The Color of Money e The Man Who Fell to Earth. O escritor nascido em São Francisco morreu, aos 56 anos, em Nova York no ano de 1984.

A minissérie tem uma realização e produção impecáveis e um argumento único. Além disso, a interpretação dos atores é a cereja no topo do bolo, principalmente da protagonista Anya Taylor-Joy. O xadrez, um jogo típico do público masculino, que tem tanto de difícil como de enigmático, que requer sabedoria, inteligência, astúcia, estratégia e perspicácia, e que não é para qualquer um, é sem sombra de dúvidas a praia de Beth Harmon.

A série já é sucesso entre os críticos. Com um roteiro bem escrito, trilha sonora brilhante e figurinos interessantes, o espectador é envolvido de tal maneira no desenrolar das cenas, que começa a perceber que a criatividade e a psicose andam de mãos dadas. Por Beth não se identificar com os seus pares, refugia-se naquele jogo onde é implacável, onde tem controle e pode dominar as suas jogadas deixando o adversário completamente de mãos e pés atados. O fato é que toda a pressão que ela começa a sentir após participar de torneios e conquistar vitórias, leva-a também a refugiar-se na bebida e em drogas, e a explorar caminhos perigosos, para além do seu precioso jogo.

Quem diria que um jogo tão chato e parado como o xadrez poderia tornar uma série tão interessante?

Assista o trailer: