Novo terminal do aeroporto de Goiânia começou a operar na madrugada deste sábado, 21

Adelina Lima
Por Adelina Lima
232fabd5a501b3f0d19da71eaaa3911e

(Foto: Murillo Velasco/G1)

Para quem aguardava ansiosamente pelo início das operações do novo terminal do Aeroporto Santa Genovena, elas começaram na madrugada deste sábado, 21. Os primeiros passageiros foram recebidos às 3h e um voo com destino a Congonhas, São Paulo, partiu às 5h15. Para quem vai embarcar no novo terminal é bom ficar atento ao novo acesso, que agora é feito pela Rua Marabás, a partir da Avenida Vera Cruz. Informações podem ser obtidas no site da Infraero.

A Infraero explicou que, nos próximos quatro meses, as operações no Aeroporto Santa Genoveva serão assistidas. De forma que, serão monitorados o funcionamento de estruturas, como esteiras e escadas rolantes, além das sinalizações, pontes de embarque e canais de inspeção. No total, o terminal tem dois andares, com 34,1 mil metros quadrados, quatro pontes de embarque, 23 balcões de check-in, 11 elevadores, quatro escadas rolantes, além de três esteiras de restituição de bagagem e sete canais de inspeção, com raio-x e detectores de metais.

As instalações também contam com redes externas de pista de taxiamento e do pátio de aeronaves, vias de serviço internas, acesso viário, estacionamento de automóveis com 971 vagas. A Infraero diz que, com essa estrutura, o novo terminal tem capacidade para receber até 6,5 milhões de passageiros por ano, contra os 3,31 milhões de viajantes atendidos no Santa Genoveva, no ano passado.

Por enquanto, os passageiros contarão com duas cafeterias, duas livrarias, caixas eletrônicos e locadoras de veículos. Segundo a Infraero, as demais lojas comerciais estão em processo de implantação pela empresa Socicam, única empresa responsável pela gestão e exploração dos novos espaços comerciais.

Essa é a primeira vez que as lojas de um terminal gerido pela Infraero serão passadas à iniciativa privada em uma única licitação. Segundo o órgão, o objetivo é melhorar a qualidade dos serviços oferecidos. A Socicam, que já atua em quatro aeroportos e mais de 40 terminais rodoviários no país, terá a concessão no aeroporto de Goiânia por 11 anos.

 

como-chegar-no-novo-aeroporto-de-goiania

(Com informações do G1)