Novo Aeroporto de Goiânia será inaugurado em abril, promete Infraero

O terminal terá dois andares e 34,1 mil m², com quatro portões de embarque, 23 balcões de check-in, 11 elevadores, quatro escadas rolantes, três esteiras de bagagem e novas lojas

Marcelo Albuquerque
Por Marcelo Albuquerque

O superintendente do Aeroporto Santa Genoveva, Alessandro Máximo, confirmou esta semana que 95% da obra do novo terminal já foi executada. “Fora o trabalho que será realizado pela administração municipal, estão faltando apenas alguns detalhes de infraestrutura e acabamentos”, afirmou.

A nova previsão de entrega é para o dia 4 de abril deste ano, quando as novas instalações devem começar a atender o público.

Em reunião com o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, o superintendente solicitou à prefeitura algumas mudanças nas imediações do aeroporto para que as obras sejam concluídas, como o acesso ao aeroporto pelo Jardim Guanabara, o convênio da iluminação pública nas imediações, sinalização de vias, alterações de linhas do transporte coletivo e possíveis desapropriações. O prefeito se comprometeu a atender as necessidades, criando inclusive um grupo de secretários para comandar as intervenções.

Para facilitar o acesso ao novo aeroporto, será construído um viaduto no trecho que liga a BR-153 à Alameda Aeroporto, no Jardim Guanabara. A previsão, segundo a Infraero, é de que as obras do viaduto sejam iniciadas em março e concluídas no mês de julho.

O novo aeroporto terá dois andares e 34,1 mil m², com quatro portões de embarque, 23 balcões de check-in, 11 elevadores, quatro escadas rolantes, três esteiras de restituição de bagagem e sete canais de inspeção (raio-x e detector de metal). Essa estrutura permitirá ao terminal aeroportuário da capital goiana receber até 8,6 milhões de passageiros por ano.

O Ministério da Aviação disse que o novo terminal atenderá a demanda de passageiros até 2025.

A novela em torno das obras do novo terminal teve início há quase nove anos, em 2006, quando o Tribunal de Contas da União (TCU) detectou indícios de irregularidades na construção.

novo

Novo terminal atenderá a demanda de passageiros até 2025 (Foto: Secom Goiânia).