Nova Zelândia vence o coronavírus e os moradores têm ‘vida normal’ novamente

Restaurantes lotados, pessoas sem máscara na rua, Nova Zelândia já vive a vida pós-pandemia

Ana Clara Pereira
Por Ana Clara Pereira
9a6dcee431893ae648c85b0a426987a7

Com restaurantes lotados, boates funcionando e várias pessoas passeando nas ruas, a Nova Zelândia já está vivendo o pós-pandemia. A nação de 5 milhões de habitantes é um caso raro no mundo, já que a grande maioria dos países ainda luta contra centenas de casos diários de Covid-19. 

Desde o início da pandemia o país chamou atenção pela forma como estava lidando com a pandemia, foram 26 mortes no total, que aconteceram entre março de 2020 e fevereiro de 2021. No dia 30 de março de 2021, foram registrados dois novos casos entre os neozelandeses, que imediatamente foram isolados e tratados, evitando mais contaminações. Números como estes, permitiram que o país voltasse ao normal, o uso de máscara agora é obrigatório somente em transportes públicos e aviões. Hoje, as pessoas já podem desfrutar de eventos esportivos, festas, e até mesmo grandes shows sem medo ou limitações. 

Se você está se perguntando como foi possível um país chegar nesse cenário, isso aconteceu graças a atuação da primeira ministra Jacinda Arden, que rapidamente fechou fronteiras e estabeleceu um dos lockdowns mais rígidos do mundo. Foram seis semanas de isolamento total, até os aeroportos pararam de funcionar. Além disso, a primeira-ministra também garantiu socorro financeiro, um pacote de aproximadamente 50 bilhões de reais, que chegou para ajudar todos os habitantes do país. 

Os neozelandeses obedeceram às decisões do governo permanecendo em casa para evitar a disseminação do vírus, e agora, colhe os frutos das boas escolhas. Porém, Jacinda Arden ainda segue com rígidas medidas em relação às fronteiras, que seguem com severas limitações. A ideia é evitar o contato com estrangeiros e potenciais transmissores do vírus. 

A Nova Zelândia venceu, porém é necessário observar que sua condição geográfica foi um fator decisivo, já que o país é formado por duas grandes ilhas, facilitando muito o isolamento. Além disso, a quantidade de habitantes também foi um fator determinante para o sucesso das medidas de segurança, já que são apenas 5 milhões de habitantes, estima-se que o estado de Goiás tenha cerca de 6,5 milhões de habitantes, por exemplo. 

Mas ainda assim, não podemos negar que a Nova Zelândia serviu como um grande exemplo para o resto do mundo!