Nova variante ômicron: Nova York entra em Estado de Emergência

Apesar de não haver casos da cepa, o estado já está se preparando

Nathalia Vajas
Por Nathalia Vajas
d35e0278b39662603f323fde0acedfde

Em decreto, a governadora de Nova York, Kathy Hochu, anunciou Estado de Emergência para evitar a disseminação da nova variante do coronavírus detectada na África do Sul, a ômicron.

 

Ainda não foram confirmados casos da nova cepa no estado. No entanto, houve aumento nas hospitalizações. E segundo o documento assinado pela governadora, o volume de internações de pacientes com Covid ultrapassou 300 por dia.

 

De acordo com a infectologista Ana Germoglio, ainda não é possível saber o quanto a nova cepa é perigosa. “O que sabemos é que tem várias mutações, o que a torna uma variante de preocupação. Claro, os países precisam investir em testagem e sequenciamento genético para identificar precocemente sua chegada. Tomar todas as medidas necessárias. Mas, até então, aguardamos a resposta da ciência que vai nos dizer a transmissibilidade dessa variante e a resposta das vacinas frente a ela”, explica a especialista. 

 

Ela ainda ressalta que “Máscara, distanciamento, ventilação natural ainda continuam funcionando para qualquer variante; e a vacinação mundial célere é fundamental e necessária”, afirma Germoglio. 

 

Fronteira fechada

Além disso, a partir desta segunda, 29 de novembro, os Estados Unidos vão fechar as fronteiras, proibindo a entrada de passageiros de oito países: África do Sul, Botsuana, Essuatíni, Lesoto, Malaui, Moçambique, Namíbia e Zimbábue. A medida não vale para americanos e residentes permanentes. 

 

Foto: Coronavirus Unsplash/ *Com informações da Agência Estado