Nova espécie de anfíbio é batizada com nome de Cora Coralina ao ser encontrada em Goiás

A descoberta do novo anfíbio goiano se transformou em artigo publicado no dia 3 de julho no European Journal of Taxonomy

Kariny Bianca
Por Kariny Bianca
adb13cdc17f7161f5bd349719fa05d25

O anfíbio minúsculo de tamanho entre 1,25 e 1,53 centímetros foi encontrado numa poça d’água em meio ao milharal, após uma chuva em Palmeiras de Goiás, a cerca de 71km de Goiânia. Os pesquisadores Felipe Silva de Andrade, primeiro autor do trabalho, e Isabelle Aquemi Haga descobriram a espécie no ano passado, mas só revelaram agora.

A coincidência do encontro dos pesquisadores à beira da lagoa, muito semelhante ao “Poema do Milho” de Cora Coralina, fez com que Felipe tivesse a ideia de batizar o anfíbio de ‘Pseudopaludicola coracoralinae’, em homenagem à poetisa goiana.

A descoberta do novo anfíbio goiano se transformou em artigo publicado no dia 3 de julho no European Journal of Taxonomy. Além dos estudos morfológicos e genéticos, a nova espécie se distingue das demais do gênero por seu canto de anúncio.

Trecho do Poema do Milho

[…] Quando o tempo muda, a saúva revoa e um trovão surdo, tropeiro, ecoa na vazante lameira do brejo e dá para ouvir o sapo-fole, o sapo-ferreiro e o sapo-cachorro, como um canto de acauã de madrugada, para marcar o tempo e chamar a chuva.