No Dia do Professor, Caiado anuncia pacote de benefícios para a categoria

s anúncios foram feitos durante evento de boas-vindas a 13 novos membros do Conselho Estadual de Educação.

Fernanda Cappellesso
Por Fernanda Cappellesso
aed252f20ff6117b41a82b561f2776dd

Nesta sexta-feira (15/10), em que se comemora o ‘Dia do Professor’, o governador de Goiás Ronaldo Caiado, garantiu o pagamento de reajuste salarial à categoria, anunciou ajuda de custos em novembro, bônus em dezembro e isenção da contribuição previdenciária para 18 mil aposentados e pensionistas, com salário de até R$ 3 mil. Os anúncios foram feitos durante evento de boas-vindas a 13 novos membros do Conselho Estadual de Educação.

 

Caiado também anunciou mudanças na grade curricular do Ensino Médio e defendeu o  ensino de qualidade como mecanismo para “combater desigualdades regionais e garantir cidadania”. O governador  fez ainda entrega simbólica de equipamentos de TV de 58 polegadas, notebooks, kit de robótica completo, mochilas, dicionários inglês/português e atlas geográficos.

 

Valorização dos servidores

 

O reajuste salarial dos professores e servidores administrativos da Secretaria de Estado da Educação, conforme a Lei Nº 21.085, de 13 de setembro de 2021, será de 4,52% para professores P1, P2, do quadro transitório e com contratos temporários. Para os educadores P3, P4 e servidores administrativos, efetivos ou com contratos, o índice acrescido nos salários será de 7,20%. Já o Auxílio-Aprimoramento será concedido mensalmente aos professores e servidores ativos da Seduc, tanto efetivos quanto temporários terá o valor de R$ 500. O aporte financeiro tem por objetivo cobrir despesas com formação educacional e profissional, aquisição de livros e participação em cursos.

 

Os profissionais vinculados ao magistério receberão ainda em dezembro um pagamento extra correspondente a 86% do salário. Ao passo que os servidores que atuam em órgãos de natureza administrativa, como coordenações regionais e sede da Seduc, terão o benefício incluído na folha de pagamento em janeiro. A bonificação anunciada tem vinculação com resultados positivos em critérios de desenvolvimento das instituições educacionais.