National Geographic afirma que a Terra tem 5 oceanos e não 4

Organização sem fins lucrativos diz que corpo de água que circunda a Antártica agora deve ser reconhecido como Oceano Antártico

Anna Júlia Steckelberg
Por Anna Júlia Steckelberg
98242143c6d0c2b04b8a9c60567dccae

A National Geographic Society, organização sem fins lucrativos fundada há 133 anos, conhecida pelos seus canais de televisão e revistas, é referência em termos de produção cartográfica. Anunciou, no início desta semana, que reconhecerá o corpo de água que circunda a Antártida como um oceano à parte, sendo o quinto do planeta Terra.

“O Oceano Antártico há muito tempo já é reconhecido por cientistas, mas, como nunca existiu um acordo internacional nesse sentido, nunca tínhamos o reconhecido”, disse Alex Tait, geógrafo da instituição no anúncio feito pela National Geographic Society.

De acordo com a organização, o que distinguiria o oceano Antártico dos demais seria, não seriam os continentes que o cercam, como acontece com os outros oceanos, mas sua correnteza, a Corrente Circumpolar Antártica. As águas da região são mais frias e ligeiramente menos salgadas do que as ao norte.

O reconhecimento dessa área como um oceano à parte está inserido em um esforço de chamar atenção para a necessidade de sua conservação frente às mudanças climáticas e a pesca predatória.

Agora, os mapas criados pela instituição, que são produzidos desde 1915 e usados em escolas ao redor do mundo, contarão com o quinto oceano, os outros incluem os oceanos Atlântico, Pacífico, Índico e Ártico. Muitos outros geógrafos e cientistas, no entanto, defendem que o Oceano Antártico é apenas prolongamento e encontro de outros corpos de água, como o Oceano Pacífico, o Atlântico e o Índico.

Em 2000, a Organização Hidrográfica Internacional propôs os limites do Oceano Antártico, mas nem todos os 93 países membros concordaram com a iniciativa.

“Acreditamos que um dos maiores impactos será do ponto de vista da educação. Os alunos aprendem informações sobre o mundo dos oceanos por meio de quais oceanos estão sendo estudados. Se não incluir o Oceano Antártico, eles não aprendem os detalhes dele e como ele é importante”, disse Tait.