Música Clássica: Orquestra Filarmônica abre segunda turnê nacional

Espetáculo terá regência do maestro Neil Thomson e participação do renomado violoncelista Antonio Meneses

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais

A Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) realiza na próxima terça-feira, 07 de julho, o concerto de abertura de sua 2ª turnê nacional. A apresentação será às 20h30 e terá como palco o Palácio da Música, do Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON). A entrada é gratuita. Na sequência, a OFG passará por três cidades paulistas. O concerto terá regência do maestro britânico Neil Thomson e participação do renomado violoncelista Antonio Meneses.

O programa da noite traz duas obras do compositor inglês Edward Elgar: Froissart e Concerto para Violoncelo e Orquestra em Mi Menor. Também será executada a Sinfonia Nº2, do compositor dinamarquês Carl Nielsen. O músico Antonio Meneses irá acompanhar a Filarmônica em duas datas da turnê nacional: no dia 10 de julho, na apresentação que a Orquestra fará no Festival de Inverno de Campos do Jordão, e dia 11 de julho, em concerto na consagrada Sala São Paulo. A turnê abrange ainda um concerto a ser realizado no dia 9 de julho, na cidade de Tatuí, considerada como a capital brasileira da música.

Maestro

Neil Thomson é considerado um dos mais respeitados e versáteis maestros britânicos de sua geração. O músico assumiu em 2014 a regência titular e direção artística da Orquestra Filarmônica de Goiás. Thomson fez atualmente estreias bem-sucedidas frente a diversas orquestras no exterior, e recentemente se especializou em regência de trilhas sonoras de filmes com apresentações de O Mágico de Oz, Casablanca e Psicose. Em março de 2013, regeu a estreia europeia de Cantando na Chuva, com a Royal Philharmonic Concert Orchestra, no Royal Albert Hall em Londres.

Solista

Antonio Meneses começou a estudar violoncelo aos 10 anos de idade e ainda jovem ganhou importantes prêmios como o 1º Prêmio no ARD Concurso Internacional de Munique e Medalha de Ouro no Concurso Tchaikovsky, em Moscou. O músico apresenta-se regularmente com as mais importantes orquestras do mundo, como a Filarmônica de Berlim, a Sinfônica de Londres e Viena, a Filarmônica Checa e de Moscou, e outras. Antonio também é convidado regular de importantes festivais no exterior, e também orienta cursos de aperfeiçoamento na Europa, nas Américas e no Japão.

Serviço:

Concerto de abertura da turnê nacional

Data: 07 de julho (terça-feira)

Horário: 20h30

Local: Centro Cultural Oscar Niemeyer

End: Avenida Deputado Jamel Cecílio, nº 4490. Setor Fazenda Gameleira

Evento Gratuito