Movimento Goiás pelo Cerrado entrega 15 mil mudas de árvores nativas

Ação ainda selecionou 40 estudantes como embaixadores para proteção do bioma

Thaís Muniz
Por Thaís Muniz
8f7f05cbb88c09ca031ae7f00140c67f

O governador Ronaldo Caiado participou, nesta terça-feira (21/09), do lançamento do Movimento Goiás pelo Cerrado, projeto voltado para a proteção do bioma, em Goiás. O evento, que também marcou as comemorações pelo Dia da Árvore, foi realizado no Parque Leolídio di Ramos Caiado, em Goiânia. No local, acompanhado por alunos, ele plantou um ipê, que simboliza a distribuição imediata de 15 mil mudas em todo o Estado. 

A ação ocorre sob coordenação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Pasta do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e nomeou 40 estudantes para ocupar a função de Embaixador do Cerrado. O grupo foi escolhido em concurso de redação e passa a integrar ações da Seduc para proteção do Cerrado. As redações foram escritas com base no tema “Consumo consciente de recursos hídricos e energéticos no Cerrado”, e além da nomeação, os três primeiros colocados no concurso, alunos e professores, foram premiados com notebooks.

Além disso, o governador assinou, em conjunto com os estudantes, um documento que formaliza o compromisso de colaborar com projetos de educação ambiental nas respectivas unidades escolares e também junto à comunidade nos municípios. Cada aluno recebeu uma medalha representativa da função assumida. 

“Em cada lugar do Estado de Goiás, nossas crianças estão reflorestando cabeceiras de rios e nascentes”, destacou Caiado. Para ele, os estudantes que recebem a incumbência de embaixadores do Cerrado têm papel multiplicador. “Vocês são líderes, são referência em suas escolas”, pontuou. Ele destacou a função de semear condutas de preservação e recuperação ambiental. “Aquilo que vocês transmitem a todas as pessoas na escola, e também na comunidade em que vivem, é uma referência”, avaliou.

movimento

A iniciativa agrega diversas instituições parceiras, entre elas Saneago, Semad, Assembleia Legislativa de Goiás, Sociedade Ambientalista Brasileira no Cerrado e Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO). No segmento educativo, o foco é promover políticas públicas voltadas para áreas como direitos humanos, sustentabilidade, diversidade, inclusão social, ética e cidadania. E busca, ainda, direcionar esforços para assegurar o bem-estar físico, emocional, social e intelectual dos estudantes das redes públicas estadual e municipais.

 

Imagens: Wesley Costa

Veja mais:

Governo de Goiás e UFG criam plataforma que corrige redações de estudantes para o Enem

Instituto oferece bolsas para estudantes de baixa renda concluírem o ensino médio em Goiás

Governo de Goiás entrega kits para estudantes da rede pública estadual