Motoboy é alvo de ofensas racistas em Goiânia: ‘esse preto não vai entrar no meu condomínio’

O fato foi divulgado por meio das redes sociais oficiais do estabelecimento

Adelina Lima
Por Adelina Lima
73ffac782554c4a902fc5e24c945dc12

Um relato publicado no perfil do Instagram de uma Hamburgueria em Goiânia, mostra um ato de racismo que chocou o estabelecimento e os internautas. Nas imagens divulgadas, trechos da conversam mostram as seguintes frases: “Esse preto não vai entrar no meu condomínio. Mandar (sic) outro motoboy que seja branco. Eu não vou permitir esse macaco”.

A tentativa de entrega ocorreu no Condomínio Aldeia do Vale, na capital goiana, na noite do último domingo (25). O fato foi divulgado por meio das redes sociais oficiais do estabelecimento Ham Burger, que fica localizada na Avenida Perimetral Norte, no Setor Goiânia 2, também na capital.

O caso foi relatado  no Twitter pela gerente da hamburgueria que é irmã do proprietário do estabelecimento. Na publicação, ela explicou, que quando o entregador chegou ao condomínio residencial, ela pediu que a cliente liberasse a portaria: “no começo, durante uns 15 segundos, eu pensei que era mentira, ou algum teste com o restaurante, uma vez que me recusei a acreditar que eu realmente havia lido isso”, explicou a gerente identificada como Carol. 

A publicação que denuncia o caso, traz na legenda o posicionamento do estabelecimento:” Um fato muito triste ocorreu em nossa hamburgueria. Segue o relato. Não toleramos nenhum tipo de preconceito. Iremos à polícia e esperamos que medidas cabíveis sejam tomadas”. Confira:

O aplicativo Ifood informou que já identificou a usuária agressora e a baniu imediatamente da plataforma. “A empresa presta solidariedade ao entregador e está em contato para oferecer apoio psicológico”, diz a nota.

O dono da hamburgueria, Éder Leandro Rocha, disse que o caso será registrado na Polícia Civil nesta terça-feira (27). A polícia irá investigar o caso para saber se a autoria das mensagens foi realmente da moradora do condomínio.

(Matéria atualizada em 27/10/20 às 13h06)

Acerca do ocorrido, a Assessoria do Condomínio Aldeia do Vale emitiu a seguinte nota:

Acerca da denúncia da hamburgueria de que uma moradora do Residencial Aldeia do Vale tenha se recusado a deixar um entregador a entrar no condomínio horizontal em razão de sua cor, a Sociedade dos Amigos do Aldeia do Vale (Saalva), responsável pela administração do local, já está averiguando a procedência da mesma e, inclusive, está à disposição das autoridades para colaborar com as investigações.

A administração está em contato com a hamburgueria para solicitar os dados da cliente que fez o pedido, pois averigou em seus registros da noite do suposto ocorrido e não há registro de nenhuma reação discriminatória por parte de morador no momento em que a equipe da vigilância solicitou autorização para entrada de entregadores.

Como se sabe, esse é um procedimento obrigatório para se adentrar ao condomínio e todas as ligações realizadas pela portaria aos moradores são gravadas. O residencial também solicitará ao aplicativo de entrega de comida que informe a localização exata do cliente que fez o pedido, pois seu sistema permite que o solicitante esteja em endereço diferente da entrega do pedido.

A Saalva repudia qualquer ato de discriminação e racismo que ocorra dentro ou fora de seu perímetro. Vale ressaltar que, ao longo de 22 anos de sua existência, jamais aconteceu uma situação semelhante, seja por parte de sua equipe ou por parte de moradores.

Caso haja procedência, essa foi uma atitude isolada e individual, sobre a qual o condomínio não tem controle, e deverá ser conduzida com o rigor da lei pertinente.

 

Foto: Divulgação/Ham Burger