Morre aos 65 anos a arquiteta Zaha Hadid

Conheça a trajetória de um dos maiores nomes da arquitetura mundial

Adelina Lima
Por Adelina Lima
0033aae54b65b0dfa71cda1bd62966c4

Zaha Hadid, uma das mais renomadas arquitetas do mundo, faleceu no dia 31 de março aos 65 anos, em virtude de uma parada cardíaca. Considerada uma das profissionais mais influentes do ramo, Hadid foi a primeira mulher a receber a RIBA Gold Medal, o maior prêmio de arquitetura do Reino Unido, pelo conjunto de sua obra e foi a única mulher a receber o Prêmio Pritzker individualmente.

Reconhecidas por suas formas orgânicas e surrealistas, as obras de Zaha Hadid têm um toque futurista e moderno. Entre as mais célebres estão a Serpentine Sackler Gallery, em Londres, o Museu Riverside, em Glasgow, e a Ópera de Guangzhou, na China. Também leva sua marca o Parque Aquático de Londres, usado durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2012.

Serpentine Slacker Gallery

Ópera de Guangzhou

No Brasil, a arquiteta foi colaboradora da marca de calçados Melissa, criando vários modelos para a empresa. Além disso, Zaha Hadid projetou um luxuoso edifício residencial para o Rio de Janeiro, o “Casa Atlântica”, que contará com apartamentos, cinema, spa e uma piscina na cobertura.

melissa

Melissas desenhadas por Zaha Hadid

Edifício Casa Atlântica, projetado por Zaha Hadid