Moradores da Chapada dos Veadeiros criam mobilização virtual para conscientizar os turistas

O Patrimônio natural da humanidade; Chapada dos Veadeiros, precisa da sua colaboração

Hérica Bianchi
Por Hérica Bianchi
ebe2289893bbcb01cecb32c843242a36

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é considerado um Patrimônio Mundial Natural pela Unesco desde 2001, localizado no nordeste goiano, e abrange 5 municípios : São João d’Aliança, Alto Paraíso de Goiás, Teresina de Goiás, Nova Roma e Cavalcante, com aproximadamente 240 mil hectares e está inserido no Bioma Cerrado Brasileiro.

O momento é delicado, exige precaução por parte de todas as comunidades, para preservar os locais turísticos tão lindos como a Chapada dos Veadeiros, um dos pólos turísticos mais visitados do estado de Goiás.

Outras três cidades da microrregião Chapada dos Veadeiros (Campos Belos, Colinas do Sul e Monte Alegre de Goiás) não são abrangidas pela unidade de preservação. Porém, neste momento todas as cidades da Chapada estão com as atividades turísticas temporariamente suspensas devido à pandemia do coronavírus.

A indicação destas cidades no entorno do Parques da Chapada que clamam pela compreensão de todos, é que possam ‘remarcar para um futuro próximo’ as suas visitas nas cidades que receberão seus queridos turistas de braços abertos. As cidades se movimentam e se organizam a partir do turismo, portanto, precisam sim dos turistas, mas a proposta agora é conscientizar a população para que fiquem em suas casas, se cuidem, e permitam que estas cidades possam cuidar e zelar por um bem maior, a saúde mundial.

73f175380ee978d8551efd6d89b15194.jpg

A Associação Veadeiros, entidade com sede em Alto Paraíso Goiás, que representa comerciantes, empresários e demais integrantes do trade turístico local, em solidariedade à população recomenda que os visitantes adiem suas viagens para a região. Para isso, está veiculando uma campanha no sentido de alertar que este não é um bom momento para visitas.

O apelo dos moradores das cidades vizinhas do parque, é claro: não visite veadeiros agora. A campanha acontece nas redes sociais, utilizando as tags: #VisiteDepois e também a tag #nãocanceleremarque, por meio de informes e atitudes de cidadão e comerciantes que aguardam ansiosamente que esta fase possa ser rápida e passageira para todos, e a Associação Veadeiros sediada deixa uma mensagem aos turistas: “Os moradores também estão respeitando o isolamento social e apoiam a iniciativa. É do conhecimento de todos que Brasil – e o mundo – passam por um momento delicado com risco de propagação do Coronavírus e a gravidade da doença causada por ele. Por isso, vamos nos unir em pensamento coletivo e positivo!”, explica a assessoria da Associação Veadeiros.

Moradores e comerciantes da “Chapada dos Veadeiros lamenta profundamente ter de fechar suas portas para os turistas que são tão queridos e importantes para o desenvolvimento econômico da região”. E deixam sua mensagem também: “Logo tudo ficará bem de novo, e este pedacinho do paraíso receberá a todos com a mesma energia boa de sempre, mas por agora #VisteDepois”, esclarece Cris Marques, moradora e empreendedora na cidade de Alto Paraíso de Goiás.