Ministério da Saúde confirma mais 7 milhões de doses da Pfizer para julho

Brasil receberá, no total, 15 milhões do imunizante no próximo mês

Leoncio Silva
Por Leoncio Silva
a17cf6842f69167e8e8c36ee7259f88f

O Ministério da Saúde comunicou nesta última quarta-feira, 16, o recebimento de mais 7 milhões de doses da vacina Pfizer, contra o Covid-19, para o mês de julho. De acordo com o ministro, Marcelo Queiroga, estava previsto o recebimento de 8 milhões de doses do imunizante, mas depois de negociações a farmacêutica irá adiantar mais 7 milhões de vacinas, totalizando 15 milhões para o próximo mês.

 

Com o atraso nas negociações por parte do governo federal e a dificuldade que os Institutos Butantan e Fiocruz estão enfrentando para conseguir a quantidade de insumos necessários para uma larga produção de vacinas, algumas cidades, já estão voltando a ficar sem doses e não conseguem avançar na imunização por faixa etária.

Pelo menos 12 municípios goianos já paralisaram a vacinação por falta de vacinas, de acordo com dados das secretarias de saúde. São eles: Rio Verde, Jataí, Itumbiara, Goiatuba, Morrinhos, Buriti Alegre, Caldas Novas, Goianésia, Porangatu, Santa Helena, Caçu e Chapadão do Céu.

 

Por isso, a importância da celeridade nas negociações e a chegada de mais imunizantes para que os municípios voltem a dar continuidade no processo de vacinação e abaixem a faixa etária, mas segundo o Ministério da Saúde o país deve receber 200 milhões de doses da vacina Pfizer até o fim de 2021. 

Foto: Divulgação/ Reuters/ Dado Ruvic