Ministério da Saúde confirma a chegada de 3 milhões de doses da vacina da Janssen nesta terça-feira

O imunizante de dose única chegará no Brasil com prazo de validade apertado.

Leoncio Silva
Por Leoncio Silva
93eada18b4809505db127594200feb41

O Ministério da Saúde confirmou a autorização da FDA (Food and Drug Administration), órgão regulador dos Estados Unidos, para o envio de 3 milhões de doses da vacina da Jonhson & Jonhson contra o Covid-19 para o Brasil. Os imunizantes chegam ao país, na terça-feira, 15, no aeroporto de Guarulhos (SP).

 

As vacinas chegariam ao Brasil, com uma data de validade apertada, com vencimento previsto para o dia 27 de junho, portanto tendo apenas doze dias para a aplicação de todas as doses. No entanto, segundo o Ministério da Saúde, em coletiva realizada neste sábado, 12, a FDA aprovou a expansão do prazo de validade das vacinas até o dia 8 de agosto. Mas a ampliação precisa ainda da autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), prevista para esta segunda-feira, 14.

 

EFICÁCIA DA VACINA

 

O órgão destaca que o imunizante da Janssen é de dose única, o que acarreta no avanço da imunização do país, já que, as pessoas irão completar o esquema vacinal com essa remessa. A vacina tem uma eficácia de 85% após 28 dias da data da aplicação, na prevenção da forma severa da Covid-19.

 

Já nos estudos realizados em casos moderados, a eficácia foi de 66%. Os dados são resultados de pesquisas realizadas com 43.783 participantes em oito países, incluindo o Brasil, de três continentes, com uma população diversa e ampla, sendo 34% dos participantes com mais de 60 anos de idade.

 

 

Foto: Divulgação/ Dado Ruvic/Reuters