Meme milionário: Menina no incêndio é vendido por R$ 2,5 milhões

A imagem que viralizou na internet foi vendida hoje como NFT

Anna Júlia Steckelberg
Por Anna Júlia Steckelberg
f69123e9bcaa7224041a17f5692ef70b

Você, com certeza, já deve ter enviado um meme de uma criança observando um incêndio com um sorrisinho de canto de boca em alguma discussão nos grupos de WhatsApp. Pois bem, saiba que aquela garotinha que aparece na imagem é a mais nova milionária do dia.

Segundo o jornal The Independent, a imagem foi registrada em 2005, quando Zoe tinha apenas 4 anos. A imagem viralizou, porque a criança parece estar com uma expressão de satisfação ao ver a casa pegando fogo, o que pode sugerir para algumas pessoas que foi ela mesma a responsável pelo incêndio.

Mas, de acordo com o jornal, o fogo foi provocado pelos próprios bombeiros para que pudessem treinar como controlar as chamas. A garota e o pai estavam passando pelo local do incêndio, no estado da Carolina do Norte, Estados Unidos, quando viram o ocorrido e registraram o momento.

Dezesseis anos depois, Zoe decidiu converter a imagem em NFT (sigla em inglês para token não-fungível) por US $473 mil, cerca de R $2,55 milhões, na cotação atual. Isso após receber uma ligação que dizia que o meme poderia render um bom dinheiro. A venda não foi realizada em dólares, mas em Ether, uma espécie de criptomoeda, em um leilão de 24 horas.

Além dos mais de R $2,5 milhões, Zoe ainda receberá 10% do valor sempre que o NFT for revendido no futuro. “Ninguém que é meme tentou fazer isso, simplesmente acabou assim. Isso é sorte? É o destino? Eu não faço ideia. Mas eu vou aceitar “, disse ela, em entrevista ao The Raleigh News & Observer.

Cada NFT tem sua própria assinatura digital baseada em blockchain, uma espécie de livro de registros virtual. Isso significa que permite a qualquer um verificar a autenticidade e propriedade do produto comprado.

No caso da imagem de Zoe Roth, o fato de ela ser atrelada a um NFT a torna única. Portanto, mesmo que haja milhões de cópias dela na internet, ela poderá ser reconhecida como a original. Isto é, o NFT é uma espécie de certificado digital, que atesta que aquela é a imagem original.

O mercado de NFT vem crescendo de forma surpreendente na internet. Em março, uma casa virtual, projetada pela artista canadense Krista Kim com a ajuda de um arquiteto de software e games, foi vendida por R $2,75 milhões.

Também no mês passado, o presidente do Twitter, Jack Dorsey, vendeu seu primeiro tuíte por pouco mais de US $2,9 milhões (R $15,9 milhões) como NFT. A postagem “just setting up my twttr” (configurando meu twttr) foi postada em 21 de março de 2006.

Já o designer argentino André Reisinger vendeu, em fevereiro, dez peças de móveis virtuais por R $2,47 milhões, enquanto o artista em 3D Alexis Christodoulou vendeu suas representações online por R $1,87 milhão.

Foto: Reproduzida da Internet