Melhor cheiro do mundo: pesquisa revela qual é o aroma favorito das pessoas

Um estudo entrevistou várias pessoas ao redor do mundo para descobrir qual aroma é o mais popular

Déborah Marques
Por Déborah Marques
834a4d373ffaad63caa19535e034a5d4

Todo mundo tem um cheiro favorito. Você conhece os clássicos: grama recém-cortada, livros novos, terra molhada. Mas há um cheiro que é absolutamente, inegavelmente o melhor? Bem, alguns cientistas acreditam que chegaram a uma resposta.

Para descobrir, cientistas da Universidade de Oxford e do Instituto Karolinska de Estocolmo conseguiram que 235 pessoas de todo o mundo, cheirassem dez cheiros diferentes. Essas pessoas variavam de moradores de cidades nos EUA, México e Tailândia a comunidades de pescadores na América Central e agricultores nos Andes.

A ideia era testar entre diferentes pessoas, mas especialmente aquelas que não foram necessariamente submetidas às convenções ocidentais de olfato. Os odores foram escolhidos de modo a representar coisas encontradas em todo o mundo, de pés suados a frutas maduras, e os resultados foram publicados na revista Current Biology.

E o cheiro mais popular é… baunilha! Está certo. Ao que parece, a escolha segura e confiável é segura e confiável por um bom motivo.

Em segundo lugar veio um odor frutado que cheira a pêssegos porque, sejamos honestos, quem não gosta do cheiro de pêssegos? E em terceiro veio um perfume de lavanda. Como um dos três primeiros, esses são bastante imbatíveis.

Em último lugar na tabela de cheiros estava um produto químico com um cheiro parecido com pés suados, seguido por odores como peixes em decomposição e queijo fedorento. Bom saber que o que é nojento para um é nojento para todos, né?

Curiosamente, o estudo concluiu que as reações aos cheiros são “na maioria independentes de fatores culturais”, o que significa que muitos cheiros bons e ruins são universalmente aceitos. Claro, existem muitos cheiros com os quais certas culturas se familiarizam, portanto, são muito mais propensos a desfrutar.

Se quiser conferir o estudo completo, você pode encontrá-lo aqui.

*TimeOut

Foto: Pixabay.