Mascarados fazem festa em Pirenópolis mesmo com Cavalhadas canceladas

Uma cavalgada e carreata de carros de som congestionaram a Rua do Lazer, além de aglomerarem em festa na praça da Igreja Matriz. Veja os vídeos;

Bianca Stephania Siarom
Por Bianca Stephania Siarom
3fe971f4515b5a5d1aa30caa3b1f1cb3

Um verdadeiro carnaval em pleno junho em Pirenópolis. Era o que parecia a festa religiosa das Cavalhadas, realizada há mais de 200 anos na cidade, mas que foi cancelada pela prefeitura por conta da pandemia. Mas muitas pessoas não levaram isso a sério.

Segundo o calendário da cidade, nesta segunda-feira (1) acontecereia o cortejo dos mascarados que saem pelas ruas vestidos de índios. Desobedecendo decreto estadual e municipal, diversas pessoas saíram pelas ruas de Pirenópolis com carros de som e cavalos, inclusive crianças, causando um congestionamento com a carretada.

Veja os vídeos:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Curta Mais® (@guiacurtamais) em 2 de Jun, 2020 às 7:48 PDT

Prefeitura classificou como um ato irresponsável sem precendentes: “Ato de irresponsabilidade e total falta de amor para com as pessoas que moram em nosso município e estão sem trabalho há mais de 70 dias. Lojas fechadas, restaurantes fechados, hotéis, pousadas fechadas e todos em uma profunda crise jamais vista em nosso País, Estado e em nossa cidade. Aglomerar centenas de ‘mascarados’? Irresponsabilidade sem precedentes!“, disse em nota. 

As Cavalhadas, que retrata o confronto entre mouros e cristãos, chama a atenção pela beleza e pelo colorido dos trajes (cristãos, vestem-se de azul e mouros, de vermelho). As cavalhadas retratam as lutas de Carlos Magno, imperador dos francos (800 d.C.) e dos doze Pares de França, investidos pelo Papa Leão em cruzadas, com a missão de lutar contra os Sarracenos (Mouros), povos bárbaros que haviam invadido a Península Ibérica (hoje Portugal e Espanha).

5d063131e61826a3de9aabd8b6de4a04.jpgFoto: Marcos Aleotti / Curta Mais

A prefeitura afirmou que adotará as medidas jurídicas cabíveis contra os infratores. Veja a nota na íntegra:

Ver essa foto no Instagram

NOTA AOS PIRENOPOLINOS ⠀ . É com muito pesar que trazemos esta nota de absoluta insatisfação, tristeza e angústia com o ato de irresponsabilidade e total falta de amor para com as pessoas que moram em nosso município e estão sem trabalho há mais de 70 dias. Lojas fechadas, restaurantes fechados, hotéis, pousadas fechadas e todos em uma profunda crise jamais vista em nosso País, Estado e em nossa cidade. Aglomerar centenas de “mascarados”? Irresponsabilidade sem precedentes! ⠀ . Não demonstraram compaixão para o quanto todos estão sofrendo sem trabalho, sem renda e em pânico por parte da grande maioria, principalmente por aqueles do grupo de risco, por conta da covid-19, doença que vem matando milhares de brasileiros. ⠀ . Enquanto Município, fizemos a nossa parte, e a administração pública de imediato chamou a PM para conter tamanha aglomeração. A administração municipal adotará as medidas jurídicas cabíveis contra os infratores. ⠀ . Nossa sociedade está necessitada de “empatia, de compaixão e de coletividade”. Três componentes básicos que ajudariam este País e nossa histórica Pirenópolis a sair da crise em que vivemos. A empatia como capacidade de saber escutar e compartilhar com o coração aberto, os lamentos de dor e de esperança dos que caminham ao nosso lado, seja qual for sua crença. ⠀ . Precisamos de compaixão para não fechar os olhos ao sofrimento dos outros, embora às vezes o chamemos por outro nome. A necessidade de coletividade, o esforço de juntar as mãos para construir a sociedade em que gostaríamos de viver. Sem essa consciência de comunidade e coletividade enredados no individualismo, na ignorância ou adormecidos nos sofás dos privilégios, ou até mesmo no ocorrido de hoje, dificilmente conseguiremos um país menos desigual. ⠀ . Que este ato, não traga sofrimento nem o peso da dor na consciência nas pessoas que o praticaram. Que Deus nos proteja…

Uma publicação compartilhada por Prefeitura de Pirenópolis (@pirenopolisprefeitura) em 1 de Jun, 2020 às 2:16 PDT