Mas é verdade que o bairro Jardim Novo Mundo, em Goiânia, foi construído por americanos?

Os nomes das ruas e avenidas do bairro fazem referência as cidades e personalidades do continente americano

src

por Kariny Bianca

19/02/2020 às 15:55 - Atualizado em 19/02/2020 às 18:34

Faça uma avaliação

O Jardim Novo Mundo fica localizado na região leste de Goiânia, entre a BR-153 e o Rio Meia Ponte, sendo considerado o segundo maior bairro da capital. A sua história começou na década de 50, talvez até antes da construção de Goiânia. Uma característica marcante é que os nomes das ruas e avenidas do bairro, em sua grande maioria fazem referência a cidades e personalidades do NOVO MUNDO (continente americano), como por exemplo: Avenida Lincoln, Avenida New York, Avenida Cristovão Colombo e George Washington (primeiro presidente dos EUA). Com essa coincidência, ou não, os moradores questionaram sobre o verdadeiro motivo do bairro ter tantos nomes de influência americana, inclusive o nome do próprio bairro. 

"O nome Novo Mundo é um dos nomes dados ao hemisfério ocidental, mais especificamente ao continente americano. O termo tem as suas origens nos finais do século XV em razão da descoberta da América por Cristóvão Colombo. A descoberta deste novo continente expandiu o horizonte geográfico dos europeus que até então consideravam a Europa, a África e a Ásia como os únicos constituintes do Mundo. Em contraste com o Novo Mundo, os continentes europeu, africano e asiático formavam o Velho Mundo. Por sua vez, a Oceania descoberta alguns séculos depois, ficou conhecida como Novíssimo Mundo" - O'Gorman, Edmundo (1961). The Invention of America, p. 84.

Mas é verdade mesmo que o Jardim Novo Mundo foi construído por americanos? O fato não foi confirmado oficialmente e a história do setor não afirma claramente sobre a influência de americanos na construção do bairro. Até porque uma parte da área do bairro pertencia à família Morais (origem espanhola e portuguesa), clã que residia em Campinas e que apoiou a construção da capital, inclusive com a doação de terras para a nova cidade. Tempos depois, com a expansão dos limites iniciais de Goiânia, os Morais lotearam vários bairros principalmente na região leste, entre eles o Jardim Novo Mundo.

O fato é que a colonização da América se realizou primordialmente por quatro povos: espanhóis, portugueses, ingleses e franceses. Ou seja, a família Morais pode ter trazido essa influência para o Jardim Novo Mundo. 

O bairro dividido e os demônios do Novo Mundo

Quem morou em Goiânia lá pelos anos 80, 90, se lembra de que uma parte do bairro, nas proximidades da baixada da Avenida Anhanguera, era conhecida não como Novo Mundo, mas sim como Setor Palmito, como se fossem dois bairros diferentes. O porquê dessa denominação, hoje praticamente esquecida, ninguém sabe ao certo. Certo mesmo é que isso foi tão forte que até uma escola do bairro teve e permaneceu com o nome de Escola Estadual Setor Palmito.

No final dos anos 70 e começo dos 80, teve a fama de bairro violento e perigoso. Um estigma que divide a opinião dos moradores até hoje. Houve uma estória do bando entitulado 'Demônios do Novo Mundo', época em que o medo tomou conta dos moradores e bairros vizinhos. Não se sabe exatamente o que acontecia, mas bandidos usavam esse nome para intimidar grupos rivais. 

Fonte de pesquisa: Infoescola e Tratos e retratos de Goiânia

Foto de capa: Mapio.net

Você também pode gostar

Clube Curta Mais
Clube de vantagens e descontos exclusivos
Acesse