Maior eclipse lunar do século poderá ser visto do Brasil

Fenômeno vai acontecer no próximo dia 19 e terá duração de mais de três horas

Thaís Muniz
Por Thaís Muniz
e98050d9d8ec665285a7622f3d096cd0

O eclipse lunar mais longo deste século vai acontecer na próxima sexta-feira, dia 19 de novembro e poderá ser visto do Brasil. De acordo com a Nasa, o fenômeno durará aproximadamente 3 horas (exatamente 3h28m23s). Nas primeiras horas do dia 19, a Terra passará entre o Sol e a Lua, e o eclipse atingirá o seu pico por volta das 6h da manhã no Brasil. O planeta esconderá cerca de 97% da Lua cheia na ocasião.

O fenômeno será visto em melhores condições na América do Norte, em países como os Estados Unidos, México e Canadá. Nesses locais, as pessoas não precisarão usar binóculos e nem telescópios: basta olhar para o céu.

Para quem está no hemisfério Sul, que é o caso do Brasil, boa parte do eclipse ficará visível, mas a lua desaparecerá do céu antes de ele acabar. O mesmo irá acontecer na Europa, Ásia e Oceania, as pessoas perderão o começo do evento, enquanto na África e no Oriente Médio ele não será visível. A Nasa prevê que, depois desse, o próximo eclipse deve acontecer no dia 16 de Maio de 2022.

Como dito, infelizmente nem toda região do Brasil poderá acompanhar o eclipse ao vivo, em São Paulo, por exemplo, o eclipse começa às 3h da madrugada de sexta-feira (19), acabando pouco depois das 5h. Já em Manaus, o evento terá 3h40m de duração, começando às 2h da madrugada e acabando com a Lua se pondo pouco depois das 5h40. Quanto mais ao oeste do país você estiver, melhor para poder acompanhar.

De qualquer forma, haverá transmissões online ao vivo do eclipse lunar. Uma delas será realizada pelo portal The Virtual Telescope Project, e também através do canal ‘’TimeAndDate’’ no Youtube:

 

*Com informações portal Canal Tech

Imagem: Reprodução

Veja também:

Nasa descobre evidências de um possível universo paralelo