Lyceu de Goiânia: o histórico colégio que deixou a cidade de Goiás para acompanhar a capital que se mudou para Goiânia

Colégio tradicional foi responsável pela educação de personalidades goianas

Julia Macedo
Por Julia Macedo
fa2ef9ea56df37810c8fa21cf49e38bd

Não tem como falar da história de Goiás e o nascimento de Goiânia sem contar a história do colégio mais tradicional do Estado. O Centro de Ensino em Período Integral Lyceu de Goiânia, teve sua inauguração marcada em 1937 por Pedro Ludovico Teixeira, com projeto do arquiteto goiano Attílio Corrêa Lima. 

lyceu

Antes de vir para Goiânia, o colégio Lyceu começou sua história na Cidade de Goiás. Fundado em 1846 pelo presidente da província goiana, Barão de Ramalho. A instituição foi um dos primeiros colégios secundários do Brasil. O prédio visava um estilo mais colonialista e fiel ao Art Déco, com fachada reta, um tradicional pórtico na entrada principal, pilares e seus imponentes portões de ferro.

lyceu

Quando inaugurado, o colégio era o único a oferecer Ensino Médio. A instituição era frequentada apenas pela elite goianiense a fim de concorrer a vagas na Universidade Federal de Goiás (UFG). Com cerca de 80 anos na capital, Lyceu de Goiânia formou importantes personalidades como o ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende, ex-ministro Henrique Meirelles.

Durante sua época de funcionamento na Cidade de Goiás, o colégio Lyceu formou algumas outras personalidades importantes na história do Estado. Dentre eles o idealizador de Goiânia, Pedro Ludovico Teixeira e seu filho Mauro Borges.

A grade curricular da escola nunca esteve limitada às salas de aula. Já na época de formação desses grandes nomes, os pátios e as manifestações artísticas também eram trabalhadas por professores e alunos. Num momento de tantas transformações históricas socialmente, o colégio dava abertura às discussões. 

Em seus anos iniciais de funcionamento, a escola já chegou a funcionar com 5 mil estudantes. Hoje o local trabalha com aproximadamente 468 alunos matriculados integralmente. Goiânia conta com cerca de 1.100 escolas que oferecem Ensino Médio, mas, até 2021, o Lyceu de Goiânia ainda ocupava o 54° lugar no ranking de melhores notas do Enem no Estado de Goiás.