Luiza Trajano é eleita uma das 25 mulheres mais influentes do mundo

Presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza é a única brasileira na lista do jornal Financial Times

Rafael Vaz
Por Rafael Vaz
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A presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, a empresária Luiza Helena Trajano, foi eleita uma das 25 mulheres mais influentes do mundo pelo jornal inglês Financial Times, na categoria “Líderes”. Trata-se da única brasileira na lista. 

De acordo com a publicação, Luiza é uma das mulheres de negócios e líderes sociais mais notáveis do País. “É uma inspiração para empreendedores em todos os lugares”, diz o Financial Times.

A lista das mulheres mais poderosas do mundo foi elaborada por jornalistas do Financial Times de vários países, ex-mulheres do ano e leitores. Entre as escolhidas, também estão a atleta Naomi Osaka, a escritora Sally Rooney, Elisa Loncón Antileo, presidente da assembleia constituinte do Chile, Sviatlana Tsikhanouskaya, ativista política de Belarus, Chloé Zhao, cineasta chinesa e vencedora do Oscar, e a atriz Scarlett Johansson.

 

Trajetória
Além de empresária, Luiza é engajada em causas sociais. Ela lidera o grupo Mulheres do Brasil, criado em 2012 por 50 mulheres de destaque em diversos segmentos da economia. O movimento tem o objetivo de reduzir a desigualdade de gênero e melhorar o País.

Luiza também  incorporou na companhia a pauta de causas sociais, a favor da mulher e da diversidade. Fez uma campanha contra violência doméstica, “Eu meto a colher sim”, e colocou uma linha para denúncias dentro da empresa, além de determinar cota para contratações de mulheres que foram vítimas desse crime. 

Logo no início da pandemia do coronavírus (Covid-19), a empresária idealizou com outros líderes o movimento “Não Demita”, e criou a “Parceiro Magalu”, plataforma digital que ajuda micro e pequenos varejistas e autônomos a tocar seus negócios. Durante a crise sanitária, o Magalu, hoje com mais de mil lojas físicas, contratou mais de quatro mil funcionários, comprou seis empresas e cresceu 73% no seu e-commerce.