Leonardo DiCaprio ganha o Oscar de melhor ator pelo filme O Regresso

Marcelo Albuquerque
Por Marcelo Albuquerque

Enfim, Leonardo DiCaprio venceu o prêmio de Melhor Ator no Oscar 2016 por ‘O Regresso’.

Apesar de toda a polêmica racial este ano pela ausência de atores negros entre os indicados, todos os olhos estavam voltados para DiCaprio já que o Oscar lhe foi negado nas quatro indicações anteriores, incluindo em duas em que aparecia como favorito, como “O Aviador” e “O Lobo de Wall Street”.

“O Regresso”, também foi o campeão de indicações ao ser lembrado em 12 categorias dos prêmios da Academia. O diretor, Alejandro G. Iñárritu, venceu o prêmio de direção pelo segundo ano consecutivo. 

Além da categoria de ator, o filme concorreu com diretor, ator coadjuvante (Tom Hardy), fotografia, figurino, montagem, maquiagem e cabelo, design de produção, edição de som, mixagem de som, efeitos visuais e filme.

Em entrevistas, DiCaprio nunca escondeu o orgulho do trabalho ao lado do diretor Alejandro G. Iñárritu. “Não vou esconder que foi a filmagem mais difícil da minha vida, mas no final teve sua recompensa porque González Iñárritu traduziu esse esforço em uma obra de arte”, disse DiCaprio.

O filme, baseado em fatos reais, narra a história de Hugh Glass (DiCaprio), um reconhecido explorador que foi atacado por um urso e abandonado por seus companheiros de expedição, mas cujo desejo de vingança lhe leva a sobreviver e empreender uma odisseia de centenas de quilômetros para encontrar os homens que o traíram.