Lava do vulcão Cumbre Vieja já destruiu cerca de 100 casas em La Palma

Os avisos que seguem um nível de risco estão subindo do nível amarelo para o laranja, que resulta na evacuação da população.

Beatriz Mendes
Por Beatriz Mendes
9fcad88318038f72c506720f639d1c07

No domingo (19), o vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção no início da tarde, pelas 15h15 horas locais. As erupções continuam ativas nesta segunda-feira e forçaram a retirada de cerca de 5.000 pessoas da ilha. Há uma fumaça densa que sai do vulcão, e as casas estão em chamas.

 

Nos últimos dias, com a intensificação das atividades sísmicas nas Ilhas Canárias, as autoridades já haviam começado a retirar os moradores enfermos e alguns animais de aldeias vizinhas antes da erupção

 

Até a manhã desta segunda, foram destruídas cerca de 100 casas, de acordo com Mariano Hernandez, presidente do conselho de La Palma.

 

 

Pode ocorrer uma tsunami no Brasil?

 

Para as atividades vulcânicas do Cumbre Vieja causarem impacto na costa brasileira seria necessário um grande colapso do vulcão. Se isso ocorresse, atingiria toda a costa brasileira, de norte a sul, bem como de outros países banhados pelo Oceano Atlântico. Essa possibilidade, no entanto, é considerada remota por especialistas.

 

Um estudo do pesquisador norte-americano George Pararas-Carayannis, presidente da Tsunami Society International, afirmou que esse tipo de colapso é “extremamente raro e nunca ocorreu na história registrada”. Além disso, ele afirmou que estudos recentes prevendo a geração de tsunamis a partir da erupção do Cumbre Vieja foram baseados em suposições incorretas.

 

Entenda

 

Nas 24 horas anteriores à erupção do Cumbre Vieja, um vulcão com 1.949 metros de altitude, a crise sísmica registrada ao longo da semana agravou-se, e a ilha foi sacudida por diversos abalos, o mais grave dos quais atingiu a magnitude de 3.8 às 11h16 deste domingo, hora local, a 10 quilômetros de profundidade.

 

Desde sábado (18),registraram-se mais de mil abalos, cinco dos quais de grau 3 ou superior, todos sentidos pela população, em sinal inequívoco de movimentos de magma, sucessivamente mais superficiais.

 

A erupção deste domingo é a primeira em La Palma desde outubro de 1971, quando o vulcão Teneguia expeliu lava durante três semanas. La Palma, com 85 mil habitantes, é uma das oito ilhas do Arquipélago das Canárias. No seu ponto mais próximo com a África, dista 100 quilômetros do Marrocos.

 

Fonte: Agência Brasil