‘Lágrimas de São Lourenço’: chuva de meteoros pode ser apreciada no mês de agosto

Ápice do espetáculo acontece nos dias 12 e 13 e pode ser observado em todo o globo terrestre.

Fernanda Cappellesso
Por Fernanda Cappellesso
a7d3fa52ad76fc442eba7570caa9cad0

A NASA já informou que as ‘Lágrimas de São Lourenço’ são a chuva de estrelas mais intensa e mais bonita do ano. Segundo a agência americana, é um espetáculo celestial com meteoros “brilhantes e muito rápidos” que iluminam o céu muito fácil de ser visto .  Porque estamos falando disso agora? Pois bem, esse grande show natural acontece no verão do hemisfério norte, ou seja, nos meses de julho e agosto. 

 

Chamada tecnicamente de Perseidas, essa chuva de meteoros está visível desde o dia 17 de julho e pode ser conferida até 24 de agosto, com o ponto alto, ou seja, com maior visibilidade, entre 12 e 13 de agosto. O espetáculo acontece graças ao cometa Swift-Tuttle, que foi descoberto em 1862. Ele gira em torno do Sol e as “estrelas cadentes”, que são vistas, são  centenas de partículas de poeira movendo-se pela atmosfera a mais de 210.000 quilômetros por hora, durante esse movimento, que já dura 133 anos. 

 

‘As Lágrimas de São Lourenço’ podem ser vistas no mundo todo e a olho nú. Basta baixar a iluminação e focar no céu.  Geralmente são movimentos fugazes, com duração de alguns segundos, mas é  o suficiente para que várias pessoas possam apreciá-los ao mesmo tempo.

 

No Brasil, na região Norte e Nordeste há maior facilidade em observar o fenômeno. Isso não quer dizer que não seja visível em outros estados. Basta contemplar o céu e esperar. 

 

Porque o a chuva de meteoros é chamada de ‘Lágrimas de São Lourenço’?

 

O nome “lágrimas de São Lourenço” surgiu pela associação com a festividade e as lendas que foram construídas após a morte do santo. São Lourenço foi executado no dia 10 de agosto de 258, em meio à perseguição do imperador romano Valentino, junto com outros membros do clero católico de Roma. O santo foi o último dos sete diáconos a morrer.

 

Quando foi convocado diante do carrasco, foi ordenado que trouxesse todas as riquezas da Igreja com ele. Apresentou-se com alguns aleijados, pobres e enfermos. Quando foi interrogado, respondeu que “estes são a verdadeira riqueza da Igreja”. São Lourenço foi imediatamente enviado à sua morte. Foi  queimado vivo em uma grelha. A lenda sustenta que algumas de suas últimas palavras foram uma brincadeira sobre o método de sua execução, pois disse aos seus assassinos: “Vira-me, que já estou bem assado deste lado”.

 

Os católicos começaram a chamar a chuva de meteoros de “lágrimas de São Lourenço”, dando a entender que fossem as lágrimas de tristeza do Santo pela forma como a humanidade agia, mesmo com o fenômeno celestial já acontecendo antes da vida e da morte dele. Algumas tradições italianas sustentam que os pedaços ardentes dos detritos vistos durante a chuva de meteoros representam os carvões que mataram São Lourenço.