Jogo ensina a preparar comidas típicas de Goiás

Projeto inovador desenvolvido pela Universidade Federal de Goiás ensina o bê-à-bá da culinária goiana

Julia Macedo
Por Julia Macedo
4adf818d841ab6c82be5d4c884645ad9

O grupo de pesquisa em Poéticas Artísticas e Processos de Criação, do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFG desenvolveu um jogo de tabuleiro que apresenta o passo a passo da culinária cultural goiana do campo.  “Cozinha Caipira – O jogo da Agro Centro-Oeste Familiar”.

“Cozinha Caipira – O jogo da Agro Centro-Oeste Familiar” é o primeiro jogo elaborado para a 20ª Agro Centro-Oeste Familiar (Acof 2023) – “Mais comida, menos agrotóxico. O evento acontece entre os dias 17 a 20 de maio no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia.

A ideia do Cozinha Caipira é possibilitar uma forma de acesso à cultura goiana por meio da culinária. Além de mostrar como os alimentos comuns na alimentação brasileira são divididos em grupos alimentares.
 
A metodologia utilizada para a criação do jogo é cooperativa e com diversos protagonistas. O  projeto tem sido executado pela doutoranda do PPGACV e técnica administrativa da Secretaria de Comunicação (Secom) UFG, Juliana Barbosa e Queiroz, juntamente com o docente do PPGACV Flávio Gomes de Oliveira e do colega de pós-graduação Antônio Carlos Dellatore Rodrigues. A ilustração está a cargo da estudante de Ecologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFG Anna Clara Mauryna Soares Silva.

cozinha
  
Como funciona
O jogo Cozinha Caipira proporciona ao jogador a experiência de produzir comidas da culinária goiana com os ingredientes ofertados durante a Acof 2023.

Os alimentos estão divididos em seis grandes grupos (grãos e cereais; derivados animais; frutas, legumes, verduras e tubérculos; gorduras e óleos; derivados de cana-de-açúcar; e especiarias, sal e temperos).
 
Os jogadores visualizam ícones dos alimentos e usam noções de matemática básica. Vence o jogo quem for mais rápido.

“A principal mecânica do jogo é a coleção de cartas e estratégias para montagem de receitas com o intuito de construir um maior número de pratos ou refeições com maior valor agregado, atingindo uma pontuação de 30 unidades da moeda corrente no jogo para vencer a partida”, ressalta Juliana.
 
Assim que o jogo desenvolvido na UFG estiver com as artes finalizadas, os pesquisadores irão utilizar a Plataforma Pitt, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), para patentear a obra intelectual. Os autores também pretendem liberar a versão em print and play, que possui o significado “imprima e jogue”.

Imagens: Divulgação

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.