Iventando Anna: série da Netflix faz apelo a vaidade e sentimento de exclusão para justificar criminalidade

Nove episódios já estão disponíveis

Fernanda Cappellesso
Por Fernanda Cappellesso
f0053e77a1680fd368b3aba8cac8eec9

Quem é Anna Delvey? Ou Anna Sorkin?Essa é a pergunta recorrente na série da Netflix  “Inventando Anna”, que no decorrer de 9 episódios conta a história de uma jovem  que se passou por milionária e deu golpes na alta sociedade de Nova York. O enredo é contado sob a ótica da jornalista Vivian Kent, interpretada pela  atriz Anna Chlumsky.

 

Motivada em recuperar sua credibilidade profissional, Vivian Kent  se debruça e se esforça para descobrir como uma jovem aparentemente normal, com menos de 30 anos, consegue  aplicar golpes gigantescos  na alta sociedade de Nova York se passando por uma herdeira.  

 

Logo nos primeiros episódios é perceptível que Anna entende como funciona o mundo dos milionários e seus valores. Imagem, exclusividade, vaidade, atenção são as ferramentas utilizadas por ela para manipular a mais fina nata financeira dos Estados Unidos. 

 

Criada pela roteirista e produtora Shonda Rhimes, o projeto conta a história real da falsa socialite Anna Sorokin, que nascedu fake nasceu na Rússia. Seu pai era motorista de caminhão e, quando era adolescente, ela e a família se mudaram para a Alemanha. De lá, a jovem foi fazer um estágio em Paris, que abandonou rumo a Nova York. Nos Estados Unidos, ela começou a enganar as pessoas ao dizer que tinha um fundo fiduciário milionário em seu nome.

 

É uma série bem produzida e surpreendente. Faz uma análise e crítica de valores da alta sociedade, mostrando claramente que no seio da elite, status quo e aparência valem mais que documentos e provas. 

 

O roteiro também dá a entender que Anna quer provar a todo custo que ela é inteligente. Tão inteligente que conseguiu dar o golpe nas maiores instituições financeiras do mundo. Subtendido, principalmente pelas ações do advogado de Anna, fica a mensagem de que a forma como os ricos de Nova York colocam seus posicionamentos é soberba e atinge e ofende as classes mais humildes.

 

Uma série viciante e que vale a pena assistir.

Confira o trailler